Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA DE SPIEGEL PÓS TRAUMA CONTUSO EM CRIANÇA

Introdução

A hérnia de Spiegel em crianças é um evento incomum, especialmente num contexto pós-traumático. O seu diagnóstico é desafiador, sendo a ultrassonografia da parede abdominal o exame de escolha na sua suspeita clínica. É importante o seu reconhecimento haja vista a possibilidade de estrangulamento, descrito em 20% dos casos. O tratamento de escolha no caso da hérnia de Spiegel é cirúrgico, porém encontra-se relatado na literatura a hipótese de seguimento com realização de exames de imagem, como o caso relatado a seguir.

Descrição

Paciente masculino de 10 anos atendido em hospital terciário após queda de bicicleta e trauma abdominal contra guidão. Ao exame físico apresentava abdome flácido e abaulamento na fossa ilíaca esquerda com piora à Valsalva. O exame de ultrassom demonstrou hérnia de Spiegel na fossa ilíaca esquerda com anel de cerca de 2,6 cm e herniação de alças sobretudo à manobra de Valsalva. Não havia líquido livre na cavidade abdominal e os órgãos abdominais não demonstravam alterações. Foi orientado o uso de faixa abdominal diariamente e retorno em 3 semanas. Foi repetido a ultrassonografia no retorno, que constatou permanência de defeito na parede abdominal, apenas discretamente menor, com cerca de 2,4 cm. Paciente não referia dor e ao exame não mais era palpável a hérnia, mesmo à manobra de Valsalva, sendo mantida a conduta conservadora. Seguiu em acompanhamento com a Cirurgia Pediátrica, sendo realizado novo ultrassom de controle após 3 meses, que evidenciou diminuição do defeito na parede abdominal, com apenas 1,4 cm, sem herniação de conteúdo abdominal, somente com alterações fibrocicatriciais. Paciente foi dispensado do uso da faixa abdominal e recebeu alta ambulatorial.

Discussão

O diagnóstico da hérnia de Spiegel é desafiador, devido à ausência de sintomas característicos e sua raridade. O ultrassom permite identificar o defeito na parede, localização, avaliação dinâmica, e característica do conteúdo herniado. Destaca-se a importância de reconhecer a anatomia, uma vez que a faixa de Spiegel está localizada em uma região delgada e predisposta a complicações como estrangulamento. O tratamento de escolha é cirúrgico, porém encontra-se relatado na literatura a possibilidade de seguimento com realização de exames de imagem com duração variando de 1 a 12 meses, evoluindo com redução do defeito da parede abdominal ou resolução do mesmo, como foi o caso do paciente acima mencionado.

Palavras Chave

Hérnia de Spiegel; trauma contuso ; ultrassonografia; linha semilunar; pediatria

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Instituições

Hospital Infantil Joana de Gusmão - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maurício César Kaminski, Jéssica Andrade, Carolina Galhós de Aguiar, Luis Henrique Takagui de Sousa, Luiza Maes Manara, Felippe Flausino Soares, Rodrigo Vieira Ozelame