Dados do Trabalho


Título

TRÍADE DE RIGLER - OBSTRUÇÃO ILEOJEJUNODUODENAL DETERMINADA POR CÁLCULO BILIAR ECTÓPICO: RELATO DE CASO.

Introdução

A tríade de Rigler é o conjunto de três sinais que compõem o quadro radiológico patognomônico de íleo biliar, que consistem em distensão de alças intestinais com nível hidroaéreo associado, litíase biliar ectópica e gás nas vias biliares. 
É mais comumente vista na tomografia, na qual a aerobilia e a dilatação da câmara gástrica são facilmente identificadas e após a administração de contraste oral pode ser diagnosticada uma fístula enterobiliar, caracterizando seu pertuito ou indiretamente pela identificação de contraste no interior da vesícula biliar.

Descrição

Paciente do sexo feminino, 78 anos, deu entrada na emergência com queixa de vômitos, febre, fraqueza, tontura e dor abdominal. 
Refere episódios anteriores de cólica biliar.
Após atendimento inicial, realizou tomografia computadorizada (TC) do abdome total que evidenciou:
Gás nas vias biliares intra-hepática, colédoco e vesícula biliar.
Migração de cálculo biliar para o lúmen intestinal jejunoileal.
Distensão das alças de delgado a montante, com nível hidroaéreo associado.

Discussão

O diagnóstico pode ser suspeitado em exame de radiografia simples, com achados que consistem na Tríade de Rigler – que é a soma de alças dilatadas com nível hidroaéreo, litíase biliar ectópica e gás no trato biliar.
É mais comumente vista na tomografia, na qual a aerobilia e a dilatação da câmara gástrica são facilmente identificadas e a fístula pode ser diagnosticada após administração de contraste oral, caracterizando seu pertuito, ou indiretamente pela identificação de contraste no interior da vesícula biliar.
A ultrassonografia pode mostrar aerobilia, distensão gástrica/alças intestinais, além de, às vezes, localizar o cálculo biliar.
Apesar da tríade de Rigler ser relativamente rara, os achados de imagem devem ser rapidamente reconhecidos para que seja instituída precocemente a melhor terapêutica para esta patologia.

Palavras Chave

Íleo biliar; Tomografia computadorizada; tríade de Rigler; aerobilia; obstrução intestinal.

Área

Radiologia Geral, D.O., Física, Contrastes, Proteção Radiológica

Autores

Juliana Cardoso DA SILVA, LUIS ALCIDES QUEVEDO CAÑETE, Maria de Los Angeles Espinosa RODRIGUES, CLARISSA VIVAS DE SÁ AMORIM, José Rodrigues da Custódia Moura, Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos, Mônica Ferreira Caramalho, TULIO NEVES DA COSTA