Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DO LIGAMENTO ARQUEADO MEDIANO: ACHADOS POR IMAGEM

Introdução

A síndrome do ligamento arqueado mediano ou síndrome de Dunbar é uma causa rara de dor abdominal recorrente, frequentemente subestimada ou desconhecida pelos médicos assistentes, sendo de diagnóstico essencialmente por exames de imagem.
Nosso trabalho tem por objetivo revisar as manifestações tomográficas e ultrassonográficas que permitem a caracterização desta entidade exemplificada no caso clínico relatado.

Descrição

S.A.B.S, mulher, 24 anos, referindo episódios recorrentes de dor abdominal epigástrica de padrão inespecífico, de moderada a forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O quadro persistiu durante 2 anos em investigação no ambulatório de gastroenterologia, com episódios de internação em momentos de agudização, sendo necessário o uso regular de opioides para controle álgico. Constatou-se importante perda ponderal de 80kg (peso prévio: 119kg; peso atual: 39kg), além de episódios irregulares de diarreia com muco e eventualmente hematoquezia. O exame físico da paciente era inespecífico, com relatos de dor à palpação nas avaliações evolutivas. Realizou diversos exames complementares, inclusive ultrassonografia abdominal, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, cintilografia de esvaziamento gástrico e biópsia gástrica sem alterações que justificassem o quadro clínico. Foram realizadas 4 tomografias de abdome, em inspiração, não evidenciando alterações. Por fim, realizou angiotomografia de aorta abdominal demonstrando estenose anatômica na origem do tronco celíaco com cerca de 50% seguido de dilatação pós-estenótica, conferindo aspecto em “gancho”. Complementarmente, o doppler colorido do tronco celíaco confirmou estreitamento luminal associado à turbilhonamento do fluxo e importante aumento da velocidade sistólica neste segmento durante a expiração em decúbito dorsal. Na inspiração, em decúbito dorsal e ortostase, observou-se normalização do fluxo laminar e redução da velocidade. A videolaparoscopia confirmou ligamento arqueado mediano fortemente aderido ao tronco celíaco em sua porção superior, sendo realizada dissecção e secção deste ligamento, evoluindo com melhora parcial.

Discussão

A síndrome do ligamento arqueado mediano é uma entidade de diagnóstico desafiador como evidenciado no caso relatado.
A ocorrência de dor abdominal com piora pós-prandial deve ser um alerta para o radiologista buscar a presença de estenose do tronco celíaco proximal que, por sua vez, pode ter confirmada a sua repercussão hemodinâmica pela avaliação ultrassonográfica com doppler.

Palavras Chave

dor; abdominal; ligamento; arqueado; celíaco;

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

Hospital de Base do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Lucas Reis Costa, Jonas Gonzaga do Nascimento, Rodrigo Abdalla de Vasconcelos, Ronaldo Abdalla de Vasconcelos, Vitoria Aguiar de Faria