Dados do Trabalho


Título

Neuropatia Óptica Secundária à Doença da Arranhadura do Gato

Introdução

A doença da arranhadura do gato é uma doença infecciosa benigna causada por contato/arranhadura de gato com inoculação da bactéria Bartonella henselae, um bacilo gram negativo, que infecta as células progenitoras do sistema hematopoiético e que afeta principalmente crianças e adolescentes.
A RM não é o método de investigação inicial de escolha, no entanto muitos pacientes não tem história epidemiológica precisa e necessitam do exame para investigação do quadro de neurite óptica.
Doença disseminada ocorre em 5-10% dos pacientes, podendo ocasionar hepatoesplenomegalia, acometimento ósseo, encefalite (manifestação mais comum do SNC), mielite, pneumonia, glomerulonefrite, eritema nodoso, meningite asséptica, neurite ótica, retinite. O diagnóstico é feito por sorologia, PCR e cultura.

Descrição

Neste trabalho, abordaremos o caso de um paciente masculino de 45 anos, com queixa de perda de visão central no olho direito, associado a dor retroorbitária há 1 semana, com história positiva de contato com gatos e que posteriormente foi diagnosticado com doença da arranhadura do gato.
Paciente submetido a tomografia computadorizado do crânio e Ressonância magnética do crânio (RM) e órbitas evidenciando material com hipossinal em T2 na porção posterior do globo ocular direito, com realce pelo gadolínio e Irregularidade do aspecto posterior do bulbo ocular direito, com elevação da papila óptica e da coroide, com realce pelo contraste.

Discussão

Considerar a possibilidade de Doença da arranhadura do gato quando houver realce do disco óptico e de curto segmento do nervo, logo após o globo ocular, edema do disco e maculopatia estelar.
Cabe ressaltar que outras infecções podem causar neurite óptica, como doença de Lyme e sífilis. Na RM o acometimento da junção globo ocular/nervo óptico é altamente sugestiva.

Palavras Chave

Doença da arranhadura do gato, neurite óptica; coriorretinite; maculopatia estelar; Bartonella henselae

Área

Neurorradiologia

Autores

camila stange, marcos rosa junior, ricardo andrade fernandes de mello