Dados do Trabalho


Título

Cavernoma com hipersinal T1 perilesional mimetizando tumor cerebral

Introdução

Um angioma cavernoso, também conhecido como cavernoma, é uma malformação vascular do desenvolvimento que é tipicamente uma lesão discreta, multilocular, contendo hemorragia em vários estágios de evolução. A ressonância nuclear magnética (RM) consiste na técnica diagnóstica mais importante para a detecção de angiomas cavernosos e frequentemente produz imagens altamente características.

Descrição

Nesse relato, abordaremos o caso de uma paciente de 23 anos, com crises convulsivas e cefaleia, com RM de crânio evidenciando lesão heterogênea no lobo parietal esquerdo com halo de hipersinal T1 no interior do edema vasogênico, que comprovou-se tratar de um cavernoma.

Discussão

Tipicamente, o cavernoma se apresenta como lesão heterogênea com intensidade de sinal mista na região central, adquirindo o “aspecto de pipoca” e borda com baixo sinal em T2, circundando a lesão (devido aos depósitos de hemossiderina). Portanto, lesões com características incomuns na ressonância magnética podem ser diagnosticadas erroneamente como tumores cerebrais primários ou metastáticos.
A importância de casos como este, reside no fato de que apresentações atípicas podem implicar em diagnósticos diferenciais semelhantes e muitas vezes desafiadores, com isso, surge a importância de descrever tais achados
Cabe ressaltar que a hiperintensidade perilesional em T1 não é limitada a malformações cavernosas e pode ocorrer também em outras patologias, como melanoma e outras metástases hemorrágicas no cérebro (pulmão, rim tireóide etc.).

Palavras Chave

Cavernoma; angioma cavernoso; hipersinal T1 perilesional; malformação vascular; “aspecto em pipoca"

Área

Neurorradiologia

Autores

camila stange, marcos rosa junior, ricardo andrade fernandes de mello, camila calvi