Dados do Trabalho


Título

Worked Example x Aula tradicional no aprendizado de estudantes de medicina em tomografia torácica

Introdução

Durante a última década, o modelo tradicional de ensino médico foi amplamente debatido, elegendo-se novas estratégias de ensino centradas no aluno, com modelos de aprendizagem ativa em detrimento a métodos instrucionais baseados em palestras didáticas. Para a radiologia não seria diferente. Trabalhos instrucionais com aprendizado ativo foram implementados com sucesso na interpretação de imagens, superando o modelo de ensino baseado em aulas expositivas, porém os estudos demonstraram poucas evidências sobre técnicas específicas para otimizar o aprendizado. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example trata-se de uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de um determinado problema de forma pormenorizada. A partir desse conceito, desenvolvemos um material com interpretação básica de tomografias de tórax e desenvolvemos um estudo experimental com estudantes de medicina para comparar essa estratégia e o uso de aulas expositivas.

Casuística e Métodos

37 participantes foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos: um para os que assistiram à aula expositiva gravada e outro para os alunos que fizeram a leitura dirigida do material impresso – grupo Worked Example. Previamente ao treinamento fizeram um pré-teste, outro logo após o fim dessa fase e um teste tardio entre 7 e 14 dias após a fase de treinamento.

Resultados

Análise de variância de medidas repetidas (Anova) foi usada na análise estatística. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F1; 35 = 1,356; p = 0,252), nem mesmo quando usou-se a interação entre fase do estudo e grupo (F2; 70 = 0,125; p = 0,883). Não houve diferença significativa no esforço mental referido pelos alunos (F1; 69 = 0,092; p=0,762).

Conclusões

De maneira geral, os resultados encontrados no presente estudo não evidenciaram diferença significativa entre aula expositiva em vídeo e Worked Example, um técnica que permite ensino individualizado, centrado no aluno e adequada para formatos digitais. Todas essas características favoráveis do método são amplamente aplicáveis e reproduzíveis e mostram-se, no nosso estudo, igualmente eficazes a um formato de ensino consolidado em interpretação de imagens como as aulas expositivas.

Palavras Chave

Worked Example. Aula expositiva. Tomografia. Radiologia. Esforço mental. Escore de esforço.

Área

Educação em Radiologia

Instituições

Hospital das Clínicas UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Paola Isabel Silva Barros, Cássio da Cunha Ibiapina, Leandro Fernandes Malloy-Diniz