Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO INTRAUTERINO DE MENINGOENCEFALOCELE OCCIPITAL : RELATO DE CASO

Introdução

Os defeitos de fechamento do tubo neural ocorrem devido a uma falha no fechamento adequado do tubo neural embrionário, durante a quarta semana da embriogênese, levando as formas de anencefalia, iniencefalia, espinha bífida e encefalocele, e seu diagnóstico precoce possibilita decisões terapêuticas adequadas.

Descrição

Gestante, 34 anos, G8C1A6, diabetes gestacional mal controlado, com ultrassom obstétrico de 22 semanas demonstrando imagem cística na região cervical posterior do feto, sem fluxo ao Doppler, associada a deformidade craniana,com impressão de cerebelo em região atípica, protruindo-se inferiormente. Evolui para trabalho de parto prematuro com idade gestacional de 36s+5d. Realizado parto cesáreo, com nascido vivo, masculino, com peso de 4000g, apgar 9/10, com aparente deformidade craniana. Solicitada tomografia de crânio, que apresentava alteração morfoestrutural da fossa posterior, com defeito do osso occipital e sinais de herniação meníngea e formação cística com sinais de tecido cerebral/cerebelo em seu interior, compatível com meningoencefalocele occipital. Submetido a neurocirurgia com dois dias de vida,com tomografia de controle demonstrando correção da herniação meníngea e da formação cística. Paciente evoluiu clinicamente bem.

Discussão

A avaliação da anatomia intracraniana é parte essencial da rotina ultrassonográfica fetal no pré-natal. A encefalocele , também conhecida como meningoencefalocele , é uma forma de defeito do tubo neural, e os achados ultrassonográficos incluem defeitos cranianos com herniação de cistos contendo tecido cerebral e meninges sobrejacentes, localizadas na maioria das vezes na região occipital (em 75% dos casos), também podendo se localizar nas regiões frontoetimoidal e parietal.
A tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética são importantes por fornecer informações valiosas no planejamento cirúrgico, demonstrando dados importantes da anatomia óssea, do conteúdo herniado e da extensão do tecido cerebral. Portanto, o diagnóstico ultrassonográfico dos defeitos do sistema nervoso intraútero possibilita o atendimento especializado e a programação cirúrgica, otimizando a assistência materno-fetal, com melhores desfechos.

Palavras Chave

ultrassonografia, meningoencefalocele, diagnóstico pré-natal, medicina fetal,obstetrícia.

Área

Ultrassonografia em Obstetrícia / Medicina Fetal

Autores

Camila Fabris, Daniella Thomaz, Patrícia Helena Machado, Renan Knabben Magri, Philippe Manes de Souza, Caleb Gomes Andrade, Francielly Alexandra Jorge, Aurélio Luis Zimmermann , Lucas Pitágoras Tomaz Guimarães