Dados do Trabalho


Título

Mielopatia e micro-hemorragias após COVID-19 - Relato de caso

Introdução

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus-2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), no entanto, estudos demonstram que a infecção pelo vírus pode afetar vários sistemas corporais, inclusive o sistema nervoso central e periférico. 

Descrição

Mulher de 36 anos, em internação hospitalar admitida por Pneumonia viral por COVID 19. Esteve intubada e sedada em UTI por mais de 20 dias, foi traqueostomizada, conseguindo decanular e ter alta da UTI. Apresentava franca alteração de força muscular, que passou a notar ser assimétrica, pior do lado direito. Com isso, foi pedido o parecer neurológico que ao exame físico notou-se hemiparesia direita com força muscular grau 2 e demais membros com força muscular grau 4, além de hiporreflexia ao lado direito. O neurologista pediu Ressonância Magnética de crânio e da coluna, onde foi observado na de RM de crânio: múltiplos focos de micro-hemorragias mais acentuados em topografia subcortical, nos núcleos da base e no corpo caloso; e na de RM de coluna: dois discretos focos de hipersinal em T2 no funículo lateral direito da substância branca da medula cervical no nível C5 e principalmente em C6, tendo diagnóstico de mielopatia, e sem alterações nas demais porções da coluna. A conduta do neurologista foi optar por não realizar pulsoterapia devido ser uma lesão discreta e sem realce na RM, manteve a fisioterapia e posteriormente foi dado alta para a paciente.

Discussão

A COVID-19 gera complicações no sistema nervoso central e periférico, como exemplo: encefalopatia, AVCI e síndrome de Guillain-Barré (GBS). Gera também complicações hematológicas, como: coagulopatia induzida por COVID-19 (CIC) e extensas tromboses micro e macrovasculares causadas pelo excesso de citocinas geradas pela infecção por COVID-19.
Foi retratado neste trabalho um caso de Mielopatia após infecção por COVID-19, apesar de estudos indicarem que a mielopatia representa aproximadamente 1,0% dos diagnósticos relacionados à COVID-19.
Os sintomas mais relatados na mielopatia cervical são: dor/rigidez no pescoço, dor uni ou bilateral nos membros, fraqueza e dormência do membro superior, fraqueza ou perda sensorial do membro inferior, parestesias, sintomas autonômicos e desequilíbrio. No caso descrito, a paciente apresentou alterações de força muscular e hiporreflexia.
O diagnóstico baseia-se em critérios de inclusão e exclusão, podendo ser realizada a ressonância magnética (RM), que indica hipersinal na sequência de T2 em região central.

Palavras Chave

Mielopatia, micro-hemorragias, COVID-19

Área

Neurorradiologia

Instituições

Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) - Pará - Brasil, Hospital Adventista de Belém - Pará - Brasil

Autores

Bruno Alberto Falcão Pereira, Carla Beatriz Jales da Silva, Mariana Jacob de Castro, Melissa Severo de Brito, Rafaela Sousa Severo