Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA SENSILIBIDADE DO PROTOCOLO ABREVIADO VERSUS O PROTOCOLO PADRÃO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS

Introdução

Até o momento, não foram publicados trabalhos que avaliem o protocolo abreviado (PA) no Brasil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a sensibilidade do protocolo abreviado em relação ao protocolo completo (PC) que era utilizado em nosso serviço.

Casuística e Métodos

Trata-se de uma revisão retrospectiva de 197 exames de Ressonância magnética (RM) mamas de pacientes do sexo feminino com mais de 18 anos e com diagnóstico histológico de carcinoma mamário no período entre 2014 e 2018.

Foram convidados dois revisores independentes com mais de 10 anos de experiência em imaginologia mamária e RM das mamas. Os revisores avaliaram primeiro o PA, seguido do PC, após um intervalo médio de 30 dias. As características dinâmicas e morfológicas de todas as lesões detectadas foram analisadas para ambos os protocolos de RM de mama de acordo com os critérios do BI-RADS da 5ª edição.

Os exames foram realizados usando um sistema de 3 T com uma bobina de mama de superfície dedicada.

PC – Tempo de 27 minutos e 22 segundos, com sequencias: axial STIR, axial T2 BLADE, sagital T2 SPAIR esquerda e direita, axial T1 com e sem contraste, axial T1 tardio com saturação de gordura.

PA – Tempo 9 minutos e 28 segundos, com as sequencias: de localização, sequência axial, T2 W, axial T1 com e sem contraste.

O contraste utilizado é o gadolínio e são realizados o pós processamento, as sequências de subtração pós contraste e os dados MIP de subtração.

Resultados

Os examinadores tiveram altíssima sensibilidade independente do protocolo, 99% para o examinador 1 e 96% para o examinador 2.

A especificidade do examinador 1 foi maior no PC, 92,5%, comparado com 90,9% no PA. Já o examinador 2 obteve alta especificidade nos dois protocolos 96,9%, no abreviado e 95,5%, no completo.

O Valor preditivo positivo (VPP) foi de 91,9% no PA para o examinador 1 e 92,5% no PC. Já o examinador 2 obteve um VPP de 97,0% no PA e 95,5% no PC.

Quanto ao Valor preditivo negativo (VPN), o examinador 1 obteve 98,8% no abreviado e 98,9% no completo. O examinador 2 obteve um VPN de 95,9% no abreviado e 95,8% no completo.

A acurácia do PA pelo examinador 1 foi de 95% e pelo examinador 2 foi de 96,4%. No PC, a acurácia pelo examinador 1 foi de 95,9% e pelo examinador 2 foi de 95,7%.

Conclusões

Não houve diferença de sensibilidade do PA em relação ao PC.

Palavras Chave

Neoplasias, Neoplasias da Mama, Diagnóstico por Imagem, Imagem por Ressonância Magnética, Sensibilidade e Especificidade.

Área

Mama

Autores

Eduardo Carvalho Pessoa, José Eduardo Mourão Morais, Thais Paiva Moraes, Heverton Leal Ernesto Amorim, Carla Priscila Kamiya Carvalho Pessoa, Henrique Lima Couto, Heloisa Maira Lucca Vespoli, Joelcio Francisco Abbade, Eliana Aguiar Petri Nahas