Dados do Trabalho


Título

RUPTURA DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL

Introdução

O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico raro de ruptura do músculo reto abdominal esquerdo.
Elucidar melhor os achados ultrassonográficos da lesão do músculo reto do abdome.

Descrição

Foi realizado em forma de relato de caso e revisão da literatura, através de plataformas de pesquisa e pelo método ultrassonográfico.

Discussão

As lesões musculares agudas, frequentemente ocorrem tanto em atletas profissionais ou amadores, sendo aproximadamente 30% das lesões esportivas, lesões musculares.
A aparência normal da fibra muscular na ultrassonografia, é descrito como um padrão hipoecoico linear, rodeado por septos fibro gordurosos em padrão de flâmula (longitudinal) e noite estrelada (transversal). A quebra desses padrões, como alargamento, heterogeneidade e hipoecogenicidade, indica uma lesão muscular.
Os mecanismos de injuri consistem em impacto direto com aumento abrupto da pressão intra-abdominal ou de forças de cisalhamento tangenciais à parede abdominal. Os tipos de lesões traumáticas podem ser por estiramento, ruptura ou contusão da musculature abdominal, hérnia de parede abdominal traumática e a lesão de Morel-Lavallée.
O músculo reto abdominal é composto por dois músculos com orientação paralela e longitudinal que compõe o compartimento anterior que é localizado a direita e a esquerda da linha medial, se extendendo das cartilagens costais anteroinferiores até o pubis.
O diagnóstico por imagem é essencial para a classificação da extensão da lesão muscular, prognóstico, acompanhamento, manejo clínico/cirúrgico, estebelecer tempo de recuperação e na determinação do tempo ideal para retorno as atividades. A ultrassonografia tem uma abordagem multiplanar e é dinâmica, demonstrando excelente resolução espacial e definição da musculatura normal e patológica.
O tempo necessário para a recuperação muscular após a ruptura é de aproximadamente 3 a 6 semanas para a recuperação completa, mas é dependente da extensão da lesão. O músculo esquelético se recupera a partir de um processo reparativo que resulta na formação de uma cicatriz. Quanto maior a lesão, maior o volume cicatricial e maior o tempo de recuperação.
Embora as lesões musculares sejam bastante comuns, principalmente entre praticantes de atividades físicas, a lesão do músculo reto do abdome é rara e deve ser conhecida pelos médicos radiologistas para auxiliar no diagnóstico, conduta e prognóstico do paciente. Existe uma escassez em publicações e artigos sobre o tema, reforçando a importância de realizar esse relato.

Palavras Chave

adominal rectus tear, muscle injuries.

Área

Ultrassonografia Geral

Autores

PEDRO HENRIQUE ALMEIDA MENEZES, EMILI FORTES VALLE, Kallil Amorim Oliveira, Hugo Ribeiro Franco, Ana Luiza Rodrigues Pereira, Maria Gabriela Vargas Rezende, Lucas Perussi Souza, Sandro Fortes Valle, LEE SU CHEN LIN