Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE ZINNER: Relato de caso

Introdução

A síndrome de Zinner é uma malformação congênita rara, caracterizada pela associação de transformação cística da vesícula seminal, obstrução do ducto ejaculatório e agenesia renal ipsilateral. Na maioria dos casos é assintomática, principalmente na infância. Quando sintomática apresenta-se na segunda e terceira década de vida com disúria, prostatismo, urgência, ejaculação dolorosa e, até mesmo, infertilidade. Modalidades radiológicas como pielografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são úteis para o seu diagnóstico.

Descrição

Paciente masculino, 20 anos, com história de anejaculação. Negava comorbidades e ao exame físico apresentava genitália externa desenvolvida normalmente. O paciente foi submetido a ultrassonografia transabdominal que mostrou lesão cística na pelve exercendo efeito compressivo sobre a parede inferior da bexiga, e o rim esquerdo não foi visibilizado. Devido à ausência de história de nefrectomia prévia, paciente foi submetido a tomografia computadorizada que confirmou a ausência do rim esquerdo, sem artéria ou veia renais ipsilaterais. Na ressonância magnética evidenciou que o epicentro da lesão é na vesícula seminal esquerda e apresenta hipersinal em T2 e T1/T1 FAT SAT, confirmando se tratar de uma lesão cística com conteúdo hiperproteíco. Com esse conjunto de achados foi feito o diagnóstico de Síndrome de Zinner.

Discussão

A síndrome Zinner é uma anomalia do desenvolvimento dos ductos mesonéfricos, podendo ser sintomática ou não. Os exames de imagem desempenham um papel fundamental, uma vez que sua aparência radiológica é única. O tratamento geralmente é conservador.

Palavras Chave

Vesículas seminais, agenesia renal, ducto ejaculatório, RM, TC, USG

Área

Abdominal Geniturinário

Autores

Lhuanna Mária Barbosa Teixeira, Murilo Eugênio Oliveira, Ana Caroline Vieira Aurione, Rejaine Ribeiro Vilela, Isadora Vieira Aurione, Thiago Mendonça Soares, Amanda Tormin Crosara Borges de Souza, Priscilla de Paula Gusmão, Maria Luisa Alves Montes