Dados do Trabalho


Título

AMILOIDOSE TRAQUEOBRÔNQUICA: RELATO DE CASO

Introdução

A amiloidose é uma doença idiopática caracterizada pelo depósito extracelular de proteínas fibrilares em órgãos e tecidos. A amiloidose traqueobrônquica difusa isolada é rara, refere-se ao envolvimento traqueal e/ou brônquico sem o acometimento dos demais orgãos.

Descrição

O presente trabalho objetivou descrever um caso de um paciente R.L.M., 47 anos, masculino, com diagnóstico de amiloidose traqueobrônquica primária. O paciente referiu ter iniciado quadro com tosse, escarro sanguinolento e dispneia em 2014, realizado vários tratamentos para pneumonia, sem melhora. Após análise clínica do quadro recorrente foi realizada após dois anos de sintomas uma biópsia traqueal, sendo diagnosticada a doença. Não foi evidenciado acometimento de outros órgãos.

Discussão

Com o presente relato, pretende-se lembrar aos clínicos, radiologistas e aos cirurgiões torácicos de uma situação clínica que, apesar de não ser frequente, deve constar no diagnóstico diferencial de quadros obstrutivos de traqueia. O paciente aqui descrito apresentou sintomas e sinais durante dois anos, mas não valorizados adequadamente, até que conseguisse o diagnóstico correto para a realização de um tratamento adequado.

Palavras Chave

Amiloidose, amiloidose traqueobrônquica, traqueia, doença de depósito, estenose traqueal

Área

Tórax

Autores

Thais Poubel Araujo Locatelli, Ricardo Andrade Fernandes de Mello