Dados do Trabalho


Título

Doença de Lhermitte-Duclos: Relato de Caso

Introdução

A doença de Lhermitte-Duclos (DLD) é uma doença rara e benigna, caracterizada por uma massa tumoral unilateral lentamente progressiva do córtex cerebelar. Descrevemos um paciente com LDD, estudado por ressonância magnética convencional e imagem de difusão.

Descrição

Paciente, 50 anos, sexo feminino, apresentou quadro de cefaleia por 1 ano. O estudo de ressonância magnética evidenciou lesão expansiva na região póstero-inferior do hemisfério cerebelar esquerdo com hipossinal em T1 e hipersinal em T2/FLAIR, associado a estriações paralelas de permeio, “listras de tigre”, não apresentando restrição à difusão. Este conjunto de achados apresenta alta especificidade para DLD.

Discussão

A imagem desempenha um papel importante no processo de diagnóstico, já que através das características radiológicas pode-se firmar o diagnóstico sem a confirmação por biópsia.

Palavras Chave

Doença de Lhermitte-Duclos; cerebelo; ressonância; tumores; radiologia.

Área

Neurorradiologia

Autores

Maria Luisa Alves Montes, Murilo Eugênio Oliveira, Amanda Tomim Crosara Borges de Souza, Isadora Vieira Aurione, Lhuanna Maria Barbosa Teixeira, Thiago Mendonça Soares, Winston Roque da Silva, Rejaine Ribeiro Vilela