Dados do Trabalho


Título

Doença relacionada à IgG4 e suas múltiplas facetas.​

Introdução

A doença relacionada a imunoglobulina G4 (IgG4) é uma doença imunomediada relativamente recente, que se caracteriza por lesões fibroinflamatórias ricas em plasmócitos IgG4-positivos e linfócitos com fibrose associada, produzindo lesões tumefativas em um ou mais órgãos. O pâncreas é o órgão mais acometido, podendo englobar também os ductos biliares, vesícula biliar, linfonodos, retroperitônio, mesentério, rins, pulmões, mamas, próstata e pele. Outras estruturas que podem estar envolvidas são as glândulas salivares e lacrimais, órbitas, tireóide, hipófise e meninges.

Descrição

No presente estudo, descrevemos quatro casos de doenças relacionadas ao IgG 4 na órbita, hipófise, pâncreas e retroperitônio, comprovados por biópsia. Além disso, revisamos a literatura para fornecer aos médicos ferramentas para interpretar as multifacetas desta doença.

Discussão

A patogênese da doença é pouco compreendida, mas observam-se aspectos compatíveis com doença autoimune e distúrbio alérgico.O diagnóstico de IgG4-RD é atualmente baseado nos critérios de diagnóstico abrangentes propostos em 2012 por Umehara et al. Esses critérios foram pensados ​​para serem usados independentemente dos tipos de envolvimento de órgãos e estão focados em testes de diagnóstico relacionados com IgG4. Eles incluem : envolvimento típico de órgãos (disfunção, aumento difuso ou localizado); IgG4 sérica >135 mg/dl; e achados histopatológicos característicos de IgG4 com evidência imuno-histoquímica de uma alta proporção de células plasmáticas IgG4+. Se todos os três critérios forem atendidos, o diagnóstico é considerado definitivo; se primeiro e terceiro critérios forem atendidos, é provável; se o primeiro e o segundo critérios forem preenchidos torna o diagnóstico de IgG4-RD possível.O reconhecimento precoce desta doença multifacetada, que pode mimetizar processos inflamatórios ou neoplásicos, é importante para evitar atrasos no diagnóstico, procedimentos invasivos desnecessários, além de apresentar uma dramática resposta ao corticóide.

Palavras Chave

Doença relacionada ao IgG4; doença autoimune; fibroinflamatória; multissistêmica; pseudotumor.

Área

Neurorradiologia

Autores

Carolina Fernandes Ramalho, Tatiana Almeida Gonçalves Secco, Jéssica Gonçalves Povill, Pedro Carpentieri Primo, Francine Cordeiro Lóta, Matheus lago Machado, Paulo Roberto Valle Bahia, Antônio Luis Eiras Araújo, Nina Ventura Wilner