Dados do Trabalho


Título

Experiência inicial na análise de radiografias de tórax com auxílio da Inteligência Artificial

Introdução

A inteligência artificial é tema atual, que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia da radiologia. Pouco, entretanto, já se sabe sobre seu uso concreto na prática diária. Dentre as diversas iniciativas, o Lunit INSIGHT CXR é um programa que usa a inteligência artificial para análise das radiografias do tórax, fornecendo a probabilidade de um grupo pré-selecionado de alterações significativas.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência inicial do uso deste software, demonstrando seus pontos fortes e principais falhas, por meio de análise sequencial dos achados destacados pelo algoritmo do programa por radiologistas torácicos experientes.

Descrição

Trata-se de um estudo do tipo ensaio pictórico, ilustrando diversas radiografias de tórax que foram analisadas sequencialmente pelo software e radiologistas torácicos experientes, de modo a destacar as principais aplicações deste software na prática diária.
O software em estudo avalia, quanto ao grau de probabilidade, diversos achados torácicos, os seguintes são os mais relevantes: exame normal (ausência de achados), consolidação, atelectasia, pneumotórax, pneumoperitônio, alargamento do mediastino, aumento do índice torácico.
Em nossa experiência inicial, o programa apresentou boa sensibilidade para detecção desses diferentes achados. Cabe ressaltar algumas falhas significativas, como a identificação de “falsas” consolidações em mamas densas ou de pneumoperitônio em alças interpostas no abdome superior.
É consensual que a identificação de alguns nódulos ou consolidações auxilia na avaliação direcionada dos exames, assim como de pneumotóraces.
Acrescenta-se que seu uso como ferramenta de priorização do workflow de exames alterados e como auxílio ao clínico do pronto-socorro são aplicações potenciais interessantes na rotina.
Essa análise inicial do software Lunit INSIGHT CXR demonstrou aplicações interessantes desta ferramenta no dia a dia da radiologia torácico. Salienta-se, entretanto, que a visão complementar do especialista e seu julgamento clínico são essenciais para a valorização dos achados, sobretudo quando discretos. Acreditamos que, no estágio atual de desenvolvimento, esse software seja de grande auxílio para demonstrar e priorizar casos relevantes, otimizando todo o serviço.

Palavras Chave

Inteligência artificial; Radiografia de tórax; workflow

Área

Inteligência Artificial, Inovação e Telerradiologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Genival Viana de Oliveira Júnior, Taíla Moura Fé, Izabel Karam, Alan Diniz Hummel, Eduardo Kaiser Ururahy Nunes Fonseca, Roberto Sasdelli, Gilberto Szarf, Rodrigo Caruso, Marcelo Funari