Dados do Trabalho


Título

Um raro caso de tuberculose testicular presumido pela ultrassonografia

Introdução

TB testicular, apesar de rara, é um importante mimetizador de outras condições e deve ser considerada na avaliação de anormalidades focais nos testículos.

Descrição

Paciente do sexo masculino de 52 anos, portador de doença pulmonar intersticial refratária ao tratamento. Devido a queixa de dor testicular, realizou uma ultrassonografia (US) de bolsa testicular que demonstrou epididimite à direita e múltiplas formações nodulares hipoecogênicas de contornos discretamente irregulares esparsas por ambos os testículos. O histórico prévio de tuberculose (TB) miliar associado aos fatores imunossupressores e o acometimento testicular concomitante ao do epidídimo favorecem o diagnóstico de TB testicular.

Discussão

TB urogenital, mais frequente entre a terceira e quinta décadas de vida, é a forma mais comum de TB extrapulmonar (30-40% dos casos), entretanto a forma testicular é bastante rara (3% dos casos urogenitais). O epidídimo é o sítio de infecção mais comum de TB na bolsa testicular, principalmente devido à disseminação hematogênica ou por extensão retrógrada a partir das vesículas seminais e próstata. Já o envolvimento testicular geralmente ocorre por contiguidade com o epidídimo, sendo infrequente a disseminação hematogênica. Por isso, é extremamente rara a presença de TB testicular sem acometimento do epidídimo.

O principal sintoma de TB testicular é massa escrotal dolorosa.

US é o exame mais sensível, acessível e de alta resolução para a avaliação da bolsa testicular.

Os achados ultrassonográficos são bastante inespecíficos, sendo difícil a diferenciação de outras infecções bacterianas, granulomatosas, infarto testicular e tumores. O diagnóstico só é completamente confirmado pela análise histopatológica pós-orquiectomia.

Heterogeneidade e alargamento difuso do epidídimo em associação a múltiplos pequenos nódulos hipoecoicos em testículos alargados (tipo miliar) é a forma mais comum de apresentação ultrassonográfica.

Sarcoidose é uma doença granulomatosa crônica que raramente envolve os testículos, entretanto é o principal diagnóstico diferencial, já que o aspecto de imagem é indistinguível. No presente caso, sarcoidose foi previamente investigada devido às alterações pulmonares, entretanto foi descartada após o lavado broncoalveolar demonstrar inflamação crônica inespecífica, sem achados típicos de sarcoidose.

É muito importante a correlação entre os achados de imagem e os aspectos clínicos e laboratoriais para levantar a suspeita diagnóstica, evitando cirurgias desnecessárias.

Palavras Chave

Tuberculose; miliar; testicular; bolsa testicular; ultrassonografia.

Área

Ultrassonografia Geral

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

CAMILA FEIJÓ MINKU, MARÍLIA DA CRUZ FAGUNDES, BEATRIZ BENETTI, RENATA CRISTINA MÜLLER, GABRIEL DA SILVA ELI, MATHEUS HIDEKI TABORDA, EDUARDO RAMOS SAMPAIO, ANDRÉ RICARDO GIRARDI