Dados do Trabalho


Título

Ectasia da cisterna do quilo

Introdução

Cisterna do quilo é uma estrutura habitualmente não visibilizada nos exames de imagem, portanto quando ocorre alteração de sua estrutura esta pode ser mal interpretada, tornando importante saber identificá-la corretamente para não causar prejuízos ao paciente.

Descrição

Paciente deu entrada no serviço com relato de dor recorrente na região superior do abdome e com hipótese diagnóstica de colelitíase.
Ressonância Magnética do abdome superior, observou-se estrutura alongada, bem definida, com hipersinal em T2, localizada adjacente e a direita da aorta abdominal nos níveis de T11-T12 e T12-L1, sem realce pós contraste, compatível com cisterna do quilo apresentando ectasia.

Discussão

Cisterna do quilo é o tronco linfático onde ocorre a junção do tronco linfático intestinal, do tronco linfático lombar direito e do tronco linfático lombar esquerdo, localizada no espaço retrocrural, tem como função principal a drenagem de gordura da absorção intestinal.
É uma estrutura habitualmente não visibilizada nos exames de imagem, porém é importante saber reconhecê-la, principalmente caso haja alguma alteração em sua morfologia, para que não seja mal interpretada como uma massa ou linfonodomegalia retroperitoneal levando a procedimentos desnecessários ao paciente.
Entretanto é pertinente salientar que este achado pode ser secundário a condições patológicas malignas, tornando coerente identificar essa alteração no laudo.

Palavras Chave

cisterna do quilo, ectasia, espaço retrocrural, tronco linfático, ressonância magnética.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

João Luis Paula Pansani, Rafael Tommy Iyda Egashira, Lucas Coimbra Cruz