Dados do Trabalho


Título

ACOMETIMENTO ATÍPICO DO LÚPUS ERIMATOSO SISTÊMICO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: RELATO DE CASO

Introdução

O Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença que pode afetar diversos órgãos. No sistema nervoso central (SNC), algumas manifestações são: convulsões, doenças cerebrovasculares, cefaleia, transtornos do humor, mielopatia, distúrbio do movimento, síndrome desmielinizante, mononeurite múltipla/mononeuropatia e polineuropatia. O objetivo deste relato é apresentar um caso de LES com acometimento neurológico diagnosticado em um hospital do Espírito Santo, com um achado atípico de imagem na ressonância magnética (RM) de crânio.

Descrição

Paciente de 49 anos com diagnostico de LES há 17 anos, e manifestação recente de crises convulsivas. RM do crânio de 2022 mostrou extensas áreas de hipersinal T1, T2 e FLAIR, e hipossinal na sequência SWI, localizadas na substância branca periventricular, folias cerebelares, núcleos da base, centros semiovais, núcleos denteados e tálamos bilaterais e simétricas, sem impregnação pelo contraste, compatíveis com calcificações. Áreas de hipersinal FLAIR acometendo a substância branca periventricular, sem efeito atrófico ou expansivo, impregnação pelo gadolínio ou restrição à difusão, sugestivo de leucoencefalopatia.

Discussão

O LES pode causar atrofia cerebral, isquemia, síndromes desmielinizantes, hemorragias intracranianas, trombose, síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES), leucoencefalopatia multifocal progressiva, rombencefalite, infecções, mielite e encefalite mediada por autoanticorpos. No caso, foram vistas extensas áreas compatíveis com calcificações. Alguns diagnósticos diferenciais seriam infecções, doenças vasculares, distúrbios metabólicos e endócrinos, síndromes neurocutâneas, lesões expansivas não neoplásicas e neoplásicas. Ponderando-se, à época, as características radiológicas das calcificações concluiu-se que a etiologia mais provável dos achados de imagem seria a doença de base em si.
Em suma, as alterações do SNC conhecidas no LES ainda são inespecíficas e nenhum estudo foi capaz de mostrar alterações patognomônicas da doença. Nesse aspecto, é importante ressaltar que a paciente do presente relato de caso possuiu uma manifestação de imagem atípica, que ajudou a orientar a condução terapêutica do caso, mostrando a relevância do exame de imagem nesses pacientes.

Palavras Chave

Lúpus Eritematoso Sistêmico; Doenças do Sistema Nervoso Central; Vasculite Associada ao Lúpus do Sistema Nervoso Central; Convulsões; Imageamento por Ressonância Magnética.

Área

Neurorradiologia

Autores

Anna Luisa Silva Campos Brandão, Marcos Rosa Junior, Ricardo Andrade Fernandes de Mello, Leticia Arantes Fiorilo Pelegrine