Dados do Trabalho


Título

Estruturas abdominopélvicas calcificadas na radiografia: o que podemos encontrar?

Introdução

A radiografia é um método de imagem com diversas limitações na avaliação da região abdominopélvica, devido à complexidade da disposição dos órgãos e tecidos estruturais contidas ali. Comumente este exame é solicitado para avaliação de algumas situações, como rotina de abdome agudo, dor abdominal inespecífica, acompanhamento pós procedimentos urológicos e avaliação de dispositivos de diálise peritoneal.

Descrição

Frequentemente, neste método, o radiologista se depara com imagens radiopacas, sugestivas de tecido calcificado. Na análise desses elementos, por vezes incidentais, o padrão de deposição do cálcio e localização é o achado radiográfico mais informativo e distintivo no meio de tantas estruturas. Algumas lesões são consideradas fisiológicas, como calcificação costocondral, flebólitos pélvicos e calcificação prostáticas, e outras patológicas, por exemplo calcificação pancreática, nefrolitíase e litíase biliar.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as diversas estruturas e lesões calcificadas que podem ser encontradas em radiografias de abdome simples, reforçando a utilidade desta ferramenta na avaliação inicial de diversas patologias.

Palavras Chave

calcificações abdominais; radiopacidades abdome; radiografia abdominal; lesões radiopacas abdominais; radiografia bacia

Área

Radiologia Geral, D.O., Física, Contrastes, Proteção Radiológica

Instituições

HUCAM - UFES - Espírito Santo - Brasil

Autores

Filipe Costa Toledo, Letícia Arantes Fiorilo Pelegrine, Ricardo Andrade Fernandes de Mello