Dados do Trabalho


Título

Hipertrofia unilateral do ventre muscular do tensor da fáscia lata simulando massa

Introdução

Hipertrofia muscular simulando massa de partes moles já foi reportada em alguns grupos musculares como semimembranoso, gastrocnêmio e sóleo. É necessário distinguir a hipertrofia verdadeira da pseudo-hipertrofia. A hipertrofia consiste no aumento volumétrico das fibras musculares, enquanto a pseudo-hipertrofia corresponde a um acúmulo de tecido conectivo e gordura entre as fibras musculares, gerando um aumento do volume muscular, simulando a hipertrofia. O objetivo deste trabalho éApresentar os aspectos de imagem da hipertrofia unilateral do músculo tensor da fáscia lata, que pode simular tumoração, cujo diagnóstico contribui com a redução de intervenções médicas desnecessárias.

Descrição

Paciente do sexo feminino, sétima década com queixa de tumoração na coxa, realizou ressonância magnética do quadril para avalição.

Discussão

A hipertrofia verdadeira é uma condição benigna que parece estar relacionada a alterações da biomecânica da marcha e suporte de peso, que geram uma sobrecarga para o tensor da fáscia lata, entretanto, em alguns casos não se encontra uma causa definida. Miopatias inflamatórias, artroplastia total do quadril contralateral e passado de tratamento para displasia do quadril, são situações que geram uma sobrecarga ao tensor da fáscia lata produzindo sua hipertrofia. Tendinopatias trocantéricas dos músculos glúteos podem alterar a biomecânica do movimento, gerando hipertrofia do tensor da fáscia lata. Outras situações são as lesões dos músculos sinérgicos como a paralisia do iliopsoas, que ocasiona uma hipertrofia compensatória do tensor da fáscia lata. Os pacientes se apresentam com uma massa palpável em região anterior da coxa, sendo a dor local pouco citada. Ao exame físico, percebe-se uma massa móvel em região anterior da coxa. A hipertrofia é melhor visualizada na TC e na RM, de preferência no corte axial, quando há 50% de aumento do diâmetro transversal do músculo em relação ao contralateral, ao nível da tuberosidade isquiática, sendo mantido a característica da estrutura das fibras musculares à imagem. O diagnóstico pela imagem, contribui para evitar iatrogenia com biópsias ou cirurgias desnecessárias. O tratamento consiste em exercícios fisioterápicos, faixas articulares no quadril e cinesioterapia.

Palavras Chave

hipertrofia; ventre muscular do tensor da fáscia lata; pseudotumor; massa; dor.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Instituições

Clínica Exame - Minas Gerais - Brasil, Hospital Universitário UFJF - Minas Gerais - Brasil, Medvia Diagnósticos - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Letícia Bianco Gomes de Almeida, Roane Adriane Barcelos Luzia, Vinicius de Almeida Cavalcante Galdino, Marcelo Mantiolhe Martins, Raphael Zimmermman Chaves