Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS CLÍNICOS NO POSICIONAMENTO DAS IMAGENS MAMOGRÁFICAS

Introdução

A mamografia é considerada o padrão ouro no diagnóstico do câncer de mama. Para um diagnóstico eficiente é necessário uma imagem adequada, mas uma imagem adequada não é, necessariamente, sinônimo de imagem perfeita. Por isso, o estudo de ações para a constante melhoria do posicionamento em exames de mamografia é fundamental. A adoção de um protocolo de avaliação de critérios clínico no posicionamento que minimize a subjetividade e auxilie os profissionais das técnicas radiológicas no monitoramento contínuo, padronização dos exames e na adoção de um treinamento mais eficaz contribui para gestão da qualidade, provendo assim maior confiabilidade nos resultados dos exames. Este trabalho tem como objetivo propor e validar um protocolo de controle de qualidade clínico no posicionamento em exames de mamografia.

Casuística e Métodos

Trata-se de uma pesquisa metodológica, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico com o auxílio de diferentes bases de dados que deram fundamentação à pesquisa e elaboração da proposta do protocolo. Os dados são oriundos de três etapas: elegibilidade dos critérios de controle de qualidade clínico no posicionamento dos exames de mamografia; construção de uma proposta de instrumento de controle de qualidade clínico para posicionamento, subdividido em tópicos para as imagens Crânio Caudal (CC) e Oblíqua Médio Lateral (MLO); a proposta desse instrumento encontra-se na fase de validação por especialistas da área, realizada por meio de um questionário utilizando a escala Likert com 5 pontos para a padronização e validação. Para análise de relevância do questionário, a partir da escala Delphi, será utilizado o índice de validade de conteúdo e o coeficiente de Kappa.

Resultados

Os critérios de controle de qualidade clínico no posicionamento foram estabelecidos de acordo com a literatura científica, como, guidelines nacionais e internacionais determinando seus indicadores, compreendendo a aplicação do questionário com 14 questões para avaliação do posicionamento de caráter geral e específicas para imagens em CC e MLO.

Conclusões

Esta pesquisa visa contribuir com o processo de tomada de decisão na repetição de exames justificando-as, além de contribuir com as avaliações dos critérios, aumentando a eficiência, reduzindo repetições/rejeições, reconhecendo não conformidades recorrentes, servindo como subsídio para capacitação mais efetiva dos profissionais envolvidos e auxiliando na gestão da qualidade dos exames de mamografia.

Palavras Chave

Mamografia, Controle de Qualidade, Capacitação em Serviço, Posicionamento do paciente e Tecnologia Radiológica

Área

Qualidade e Gestão

Instituições

Institituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Geórgia Gonçalves, Izabel Cristina Dell Antônio Piva, Juliana Almeida Coelho Melo, Andréa Huhn