Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA RADIOTERAPIA DE INTENSIDADE MODULADA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Introdução

A radioterapia é considerada essencial no tratamento das neoplasias malignas da mama e nesse sentido novas técnicas de tratamento surgem como objetivo de aumentar as taxas de sobrevida global e sobrevida livre de recorrência, além de minimizar os efeitos agudos e crônicos inerentes. A Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), já consagrada como técnica de tratamento radioterápico ouro em outros sítios anatômicos como nas neoplasias de Cabeça e Pescoço e próstata, justamente por oferecer melhor conformação de dose e maior proteção aos órgãos adjacentes, tem se mostrado benéfica também para o tratamento das neoplasias de mamas, porém ainda sem consensos internacionais ou nacionais que definam as situações específicas em que seu uso seja justificável, devido ao maior custo financeiro e operacional da técnica. Objetivo: Validação dos critérios clínicos e morfológicos que impactam na escolha da técnica de IMRT no tratamento das neoplasias mamárias, seguido de elaboração de protocolo com os critérios clínicos e morfológicos para o tratamento radioterápico das neoplasias mamárias utilizando a tecnologia de IMRT.

Casuística e Métodos

Tratou-se de um estudo metodológico, constituído pela construção de instrumentos de coleta de dados para a elaboração de itens essenciais que melhor definissem os critérios para uso da técnica de IMRT no tratamento das neoplasias mamárias femininas, seguido de sua validação de conteúdo por meio de experts da área e da técnica Delphi e , por fim, pela construção de protocolo clínico de indicações e utilização de radioterapia com a técnica de IMRT no tratamento das neoplasias malignas das mamas.

Resultados

Responderam aos questionários, em 2 ciclos de análises, 20 juízes, radioncologista com, no mínimo, 5 anos de experiência profissional no uso da técnica de IMRT no tratamento das neoplasias mamárias. Para a análise de relevância do questionário utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Kappa (K). As afirmativas construídas apresentaram consenso entre os juízes e estão relacionadas no protocolo clínico, como resultado desse estudo.

Conclusões

O instrumento construído e validado para a gestão do uso da técnica de IMRT nas neoplasias malignas de mamas contribui para a avanço do tratamento radioterápico, busca equilíbrio entre o custo e benefício do uso da técnica, além de definir os critérios mais importantes a serem considerados na escolha da técnica de tratamentos pelos radioncologista.

Palavras Chave

Palavras-chave: Radioterapia; Radioterapia de Intensidade Modulada; Câncer de mama; Validação de conteúdo; Técnica Delphi.

Área

Mama

Instituições

IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, LCCC - Liga Catarinense de Combate ao Câncer - Santa Catarina - Brasil

Autores

Cristiane Maria Almeida, Andrea Huhn, Gerusa Ribeiro, Tiana Gusmão