Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA FETAL DE BAIXO GRAU DO PULMÃO: RELATO DE CASO

Introdução

O adenocarcinoma fetal do pulmão é uma neoplasia rara, representando de 0,1% a 0,5% das neoplasias pulmonares, tendo recebido tal denominação devido a sua aparência histológica semelhante ao pulmão fetal em desenvolvimento. Frequentemente os pacientes são assintomáticos ao diagnóstico (cerca de 25% a 40% dos casos), sendo identificados como achados incidentais em radiografias de tórax. Dois subtipos dessa neoplasia foram definidos, o subtipo de baixo grau, que é mais frequente em mulheres entre a terceira e a quarta décadas de vida, e o de alto grau, que tem forte associação com tabagismo e é mais frequente em homens entre a sexta e a sétima décadas de vida. O prognóstico do adenocarcinoma fetal do pulmão costuma ser favorável, com taxa de sobrevida em 10 anos estimada em aproximadamente 75%.

Descrição

Trata-se de paciente do sexo feminino, gestante, admitida com dispneia e febre. Foi realizado estudo radiográfico que evidenciou opacificação completa do hemitórax direito, sendo levantada a hipótese de pneumonia associada a derrame pleural volumoso, sendo iniciada antibioticoterapia. Frente à refratariedade do quadro, optou-se pela avaliação tomográfica de tórax, que identificou volumosa massa pulmonar à direita, com componente endobrônquico com extensão a carina. A paciente foi então submetida à broncoscopia para biópsia da lesão. A análise histopatológica e imunohistoquímica revelaram o diagnóstico de adenocarcinoma fetal de baixo grau do pulmão.

Discussão

O diagnóstico do adenocarcinoma fetal do pulmão é de grande importância, devendo ser diferenciado do blastoma pulmonar, que apresenta prognóstico ruim, com taxa de sobrevida em 10 anos de apenas 15%. A evidência científica sobre o tratamento do adenocarcinoma fetal do pulmão é limitada, mas o tratamento de eleição geralmente inclui ressecção cirúrgica, podendo ou não ser associada a radioterapia e/ou quimioterapia adjuvantes, com resultados tipicamente favoráveis.

Palavras Chave

Adenocarcinoma fetal; Adenocarcinoma pulmonar; Neoplasia pulmonar; Oncorradiologia; Tomografia.

Área

Tórax

Autores

Guilherme Moreira Dias, Pedro Oertel D'Amico, Laura Antunes Vitral, Maria Luiza Oliveira Lopes Teixeira, Lauro Baptista Machado Neto, Marcus Vinícius Alvernaz de Faria, Júlia Stéfanne Santos Simão, Ana Luisa Carneiro Pereira Gonçalves, Renato Cruz de Sousa