Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO JOELHO

Introdução

A osteocondrite dissecante (OCD) é uma doença idiopática que atinge o osso subcondral do joelho, podendo causar instabilidade e lesão da cartilagem sobrejacente. O diagnóstico inicial é feito por radiografia para avaliação da parte óssea e posteriormente, ressonância magnética para avaliar a qualidade da cartilagem, presença de edema intra-articular e cistos ósseos. O prognóstico é feito através de acompanhamento médico e exames radiológicos e o conceito de cura ainda não está bem definido na literatura, mas pode ser determinado através de achados radiológicos ou até pela percepção de dor do paciente, o que dificulta o estabelecimento de padrões para esta doença.
O objetivo deste estudo é avaliar as técnicas e exames de imagem utilizados no diagnóstico e prognóstico da osteocondrite dissecante do joelho.

Casuística e Métodos

Esse estudo se caracteriza como uma revisão integrativa da literatura, feito através de pesquisas da base de dados PubMed. Descritores empregados na busca, combinados com o boleano (or ou and) : Osteochondrits dissecans, Osteochondrits dissecans and diagnosis, Osteochondrits disscans and epidemiology, Osteochondrits dissecans and radiology.
Os critérios de inclusão foram artigos originais, de 2012 a 2020, disponíveis em inglês e artigos que tratavam da lesão no joelho.
Os critérios de exclusão foram relatos de casos, artigos que não se incluíam no período selecionado, disponíveis em outras línguas que não inglês, que tratavam de técnicas cirúrgicas ou da lesão em outros membros, artigos que se tratavam apenas de animais.

Resultados

A busca de artigos no Pubmed resultou em 1.829 resultados. Após a aplicação dos critérios foram selecionados 27 artigos, porém após a leitura na íntegra, 17 artigos foram utilizados.
A radiografia e ressonância magnética são os métodos de imagem mais comuns para identificar, analisar e acompanhar a lesão na OCD do joelho, bem como auxiliar na escolha do tratamento adequado, contudo, a falta de sensibilidade e especificidade de cada método foi inconclusivo para definir um consenso de padrão ouro. Na diretriz de OCD da American Academy Of Orthopaedic Surgeons, foi sugerido o uso de RM para avaliar seu status e progressão.

Conclusões

Mesmo com o avanço das tecnologias, há carência de informações concretas acerca do diagnóstico da osteocondrite dissecante. Ainda não se tem na literatura um score que avalie o diagnóstico da doença, assim como condutas clínicas para atingir a cura do paciente

Palavras Chave

Osteocondrite Dissecante. Diagnóstico por Imagem. Joelho. Radiologia. Ortopedia.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Carlos Eduardo Fialho Costa, Pedro Henrique Fernandes de Mendonça, Kleuber Arias Meireles Martins, Vitor Hugo Pereira Barcelos, Maria Júlia Santos e Silva, Luiza Magalhaes Avelar, Guilherme Brangioni Januário, Daniela Teixeira Ribeiro, Rodrigo Junio Rodrigues Barros