Dados do Trabalho


Título

Síndrome de compressão do Tronco Celíaco: um relato de caso

Introdução

Descrita em 1963 por Harjola e melhor estudada em 1965 por Dunbar a síndrome de compressão do tronco celíaco ou também chamada por Síndrome de Dunbar ou Síndrome do ligamento arqueado mediano é uma doença rara, consequente à compressão extrínseca do tronco celíaco pelo ligamento arqueado mediano. Os sintomas incluem a tríade clássica de isquemia mesentérica: dor abdominal pós-prandial, náuseas e vômitos e subsequente perda de peso. Várias técnicas de imagem podem ser usadas para demonstrar compressão da artéria celíaca incluindo Doppler de vasos mesentéricos, Angiotomografia computadorizada, Angiorressonância magnética e Arteriografia mesentérica.

Descrição

Paciente de 71 anos, sexo masculino, apresentando dor abdominal de longa data, com exacerbação nos últimos meses, notadamente pós-prandial, associado a dificuldade de ganho ponderal e desconforto gastrointestinal, como náusea. Hábito evacuatório preservado. Ao exame físico: abdome plano, ruído hidroaéreo presente, ausência de visceromegalias ou massas, indolor a palpação superficial e profunda, sem sinais de irritação peritoneal. Possuía como comorbidades HAS, DM e histórico de IAM. Revisão laboratorial sem alterações dignas de notas e exames de imagem complementares anteriores como ultrassonografia de abdome total e endoscopia digestiva alta que não evidenciaram alterações. Aventou-se a possibilidade de aterosclerose de vasos viscerais, sendo solicitado Angiotomografia de abdome total para melhor elucidação do quadro. Angiotomografia realizada em maio/2022 foi identificada redução de calibre do tronco celíaco, na sua porção inicial, pelas cruras diafragmáticas, sem condicionar dilatação pós estenótica, sendo diagnosticado, portanto, a Síndrome de Dunbar.

Discussão

Entende-se que por ser uma patologia pouco frequente e com sintomas inespecíficos, diagnosticar tal doença seja desafiador na prática clínica. O caso relatado, como por exemplo, apenas foi diagnosticado após uma extensa propedêutica e como diagnóstico de exclusão de outras patologias que possam cursar com sintomas de angina mesentérica.
A Sindrome de Dunbar é rara, entretanto, deve estar presente entre os diagnósticos diferenciais das lesões vasculares abdominais, para o seu correto diagnóstico, tratamento e desfecho clínico do paciente.

Palavras Chave

compressão da artéria celíaca, síndrome do ligamento arqueado mediano, síndrome de Dunbar, síndrome de Harjola-Marable, Tronco Celíaco.

Área

Cardiovascular

Autores

Paula Ribeiro de Britto Borges, Jhua de Oliveira Ferreira, Gabriella Viana Fonseca, Jamylle Miranda Mesquita, Izabella Torres de Melo, Maria Aparecida Taynara de Abreu Furquim, Raissa Lobo Ladeira