Dados do Trabalho


Título

Diagnósticos diferenciais de COVID em um Hospital Universitário no cenário de pandemia

Introdução

Durante o período pandêmico pelo COVID-19, a tomografia computadorizada de tórax ganhou um papel importante na avaliação no acometimento pulmonar.
Um dos achados comumente encontrados na infecção pelo coronavírus é a opacidade em atenuação de vidro fosco, um achado pouco específico. Muitas vezes associados a relatos clínicos também inespecíficos como tosse e dispneia, outros diagnósticos diferenciais foram realizados baseados nas características e distribuição dos padrões tomográficos encontrados.
Listamos os principais diagnósticos diferenciais realizados em nosso Hospital Universitário neste período e que merecem atenção na investigação etiológica.

Descrição

Este trabalho reúne casos que foram diagnósticos diferenciais diante da suspeita de infecção por COVID-19 em nosso Hospital Universitário. Descrevemos os principais achados e aspectos que auxiliaram na diferenciação e que, portanto, auxiliaram no diagnóstico final e correta condução do caso clínico.

Palavras Chave

Tomografia; COVID-19; Tórax; Vidro fosco; Diferencial.

Área

Tórax

Autores

Weydler Campos Hottz Corbiceiro, Thallys Leal Silva, Nicole Sook Lee, Raquel Mendonça Sevilio, Alessandro Severo Alves de Melo