Dados do Trabalho


Título

LIPOMATOSE INTESTINAL MÚLTIPLA COM INTUSSUSCEPÇÃO ILEOCECAL: um relato de caso.

Introdução

Lipomas são tumores benignos da submucosa e possuem múltiplas formas de apresentação. Seu aparecimento na forma intestinal difusa é raro, com incidência de 2% dentre as lesões nesta camada, sendo uma pequena porcentagem provida de sintomas como dor abdominal e, menos frequentemente, hemorragia. A lipomatose intestinal é caracterizada pela presença difusa destes tumores no intestino delgado e grosso, podendo trazer consigo complicações. Dentre estas, podemos citar a intussuscepção, definida pela invaginação de parte de um intestino proximal para intestino distal subsequente, podendo causar repercussões como obstrução intestinal, dor abdominal e hematoquezia. Sua ocorrência em adultos é rara, sendo o achado nesta faixa etária geralmente indicativo de uma resposta secundária do organismo frente a processos patológicos. A tomografia computadorizada (TC) é o exame de escolha para suspeita diagnóstica da lipomatose intestinal, podendo-se lançar mão da endoscopia e confirmação por meio de biópsia. Vale lembrar que as biópsias incisionais endoscópicas geralmente são inconclusivas devido à localização submucosa dos lipomas, sendo assim, a biópsia excisional é o método de escolha para avaliação.

Descrição

Neste trabalho é relatado o caso de um paciente do sexo masculino, 61 anos, encaminhado da unidade de pronto-atendimento com histórico de dor de caráter constante em andar superior do abdome há 4 dias, com melhora parcial após analgesia. Ademais, foi referido pelo paciente a presença de sangramento nas fezes, sem perda de peso associada. Negava comorbidades prévias. Diante disso, foram solicitados exames laboratoriais e tomografia computadorizada com contraste, onde observou-se intussuscepção ileocecal, com conteúdo lipídico em seu interior, determinando obstrução do trato intestinal a montante com dilatação e nível hidroaéreo nas alças de delgado. Ainda, individualizava-se múltiplas formações nodulares de densidade de tecido adiposo esparsas pelas alças intestinais, suspeitos para lipomatose intestinal difusa. O paciente foi então levado para abordagem cirúrgica por meio de enterectomia do íleo distal e colectomia direita, confirmando a suspeita de lipomatose intestinal por meio do resultado anátomo-patológico.

Discussão

Podemos discutir a partir dos dados referidos, que a TC teceu um papel imperioso na elucidação da dor abdominal do paciente, revelando uma rara etiologia de obstrução intestinal por intussuscepção na lipomatose intestinal difusa.

Palavras Chave

Lipomatose intestinal difusa; intussuscepção ileocecal; adulto; obstrução intestinal; obstrução mecânica.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Ana Beatriz Chiguti Queiroz, Fernanda Copinski, Isabelly Salgado Marin, Ana Júlia Marin Miranda, Guilherme Pessoa Brambila, Jamile Diogo de Araújo, Renan Kinoshita Suguino, Leandro Hideki Otani