Dados do Trabalho


Título

Nefrocalcinose em lactente secundária à Hipervitaminose D

Introdução

A nefrocalcinose representa a deposição de oxalato ou fosfato de cálcio no rim. Pode ser causada por grande variedade de doenças hereditárias, genéticas ou adquiridas. Envolve a medular em cerca de 97% dos casos e com menor frequência o córtex. O achado ultrassonográfico de nefrocalcinose indica um nível elevado de cálcio no tecido renal e, especialmente em lactentes, merece investigação clínica ampla.

Descrição

Lactente do sexo masculino, 5 meses de vida, com história de ITU, diagnosticada durante investigação de baixo ganho de peso, associado a vômitos, constipação, hipoatividade e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Apresentava jato urinário forte. Nasceu a termo, com peso e altura adequados para a idade gestacional. O pré-natal evoluiu sem intercorrências, entretanto na ultrassonografia de 32 semanas de gestação houve leve dilatação da pelve renal esquerda (6,8 mm em AP). Foi encaminhado à nefrologia pediátrica que solicitou US dinâmica de rins e vias urinárias. A US mostrou aumento acentuado da ecogenicidade das pirâmides bilateralmente e discreta hipotonia da pelve e dos cálices maiores do rim esquerdo e de alguns cálices maiores do rim direito. Em seguida, solicitou-se propedêutica extensa de nefrocalcinose evidenciando níveis elevados de 25-hidroxivitamina D (risco de toxicidade), cálcio sérico e iônico. O lactente estava em uso de Vitamina D desde o nascimento, conforme orientação do pediatra. No entanto, a medicação era manipulada. Ao fazer a análise da medicação foi constatado que o valor ofertado para a criança era de 10.000UI/dia e o prescrito era 400UI/dia. Após a suspensão da medicação, evoluiu com melhora dos sintomas. Os níveis de 25-hidroxivitamina D foram monitorados, com queda gradual na dosagem. Está em acompanhamento regular com nefrologia pediátrica e mantendo função renal preservada.

Discussão

A intoxicação por vitamina D é muito rara de acontecer em crianças se considerarmos a quantidade desta população que faz a suplementação desde o nascimento. Entretanto, erros na fabricação, manipulação, dosagem e administração podem ocorrer, especialmente na população pediátrica. A nefrocalcinose é um achado que estará presente na ultrassonografia na maioria dos casos de intoxicação por vitamina D, devido aos níveis muito elevados de cálcio que ocorrem nesta situação. A ultrassonografia é um método de imagem capaz de identificar nefrocalcinose com facilidade, mesmo nas fases iniciais de deposição de oxalato de cálcio ou fosfato de cálcio.

Palavras Chave

Nefrocalcinose; Lactentes; Hipervitaminose D; Ultrassonografia, Intoxicação por vitamina D

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Instituições

Clínica Tereza Filgueiras - Minas Gerais - Brasil

Autores

Jesiana Ferreira Pedrosa, Ana Carmen Quaresma Mendonça, Luana Beatriz Mendes Pereira Velozo Diniz, Brenda Correa de Godoy, Graziela Cristina Mattos Schettino, Nathalia Teixeira Palla Braga, Maria Francisca Tereza Freire Filgueiras