Dados do Trabalho


Título

DA INTEGRAÇÃO SEMIOLOGIA X RADIOLOGIA TRADICIONAL À FORMA REMOTA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Introdução

Diante da emergência pública declarada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde decorrente do surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2), as atividades pedagógicas presencias foram suspensas, incluindo o ensino médico. No processo de ensino- aprendizagem as aulas presenciais forma substituídas pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Neste contexto, implementamos a monitoria on-line de Semiologia-Radiologia. Avaliar o aprendizado integrado da Semiologia e Radiologia na forma remota em continuidade com a prática pedagógica durante a pandemia da coronavirus disease 2019 (Covid-19).

Casuística e Métodos

A monitoria de Semiologia-Radiologia on-line utilizou o Google Meet para realização de atividades síncronas, facilitando a interatividade na construção do raciocínio clínico. A Semiologia apresentava um caso clínico interdisciplinar com desenhos explicativos e mapas mentais, enquanto a disciplina de Radiologia contribuía com exames investigativos de imagem, além de vídeos com a integração da equipe. Os docentes orientadores das disciplinas revisam o caso clínico que será apresentado aos discentes do 5º período da graduação médica A plataforma digital Instagram disponibilizava conteúdos teóricos de curta extensão em Flashcards e Quizzes com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido previamente.

Resultados

No fim do semestre letivo, a avaliação qualitativa da monitoria através do Google forms com 80 discentes demonstrou que 100% dos discentes considerou o conteúdo das atividades de casos clínicos como adequado (79% extremamente adequado e 21% adequado); 98% consideram que o Instagram @semioradiouff foi importante para auxiliar na consolidação dos conteúdos ministrados e 100% dos discentes entenderam a maioria do conteúdo abordado pelos modelos de ensino desenvolvidos pelos monitores no Google Meet. As plataformas digitais promoveram a interação, criatividade e pensamento crítico para construção do conhecimento.

Conclusões

O ensino remoto da monitoria de Semiologia e Radiologia mediada pelas plataformas digitais representa um modelo inovador focado na centralidade e autonomia do discente. A contribuição das novas metodologias pode ser incorporada inclusive no ambiente presencial, ampliando espaços de aprendizagem para os futuros profissionais médicos.

Palavras Chave

Monitoria, Ensino médico, Semiologia, Radiologia, métodos diagnósticos por imagem

Área

Educação em Radiologia

Autores

Jan-Peter Correia Perissé, Renata Machado, Carlos Thommen Correa Jankovitz, Carlos Alberto Dezan Júnior, Gabriel Santos Vieira, Juliana Garcia Alves da Trindade, Márcia Maria Salles dos Santos, Maria Auxiliadora Nogueira Saad, Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes