Dados do Trabalho


Título

Histoplasmose Pulmonar: relato de caso

Introdução

A histoplasmose é uma micose endêmica causada pelo Histoplasma capsulatum. A infecção, quase sempre, é produzida pela inalação de microconídias da fase filamentosa do fungo. A população rural é a mais acometida. No Brasil, a doença incide em todas as regiões; porém, o estado do Rio de Janeiro tem o maior número de microepidemias descritas até hoje. Geralmente é assintomática, mas, pode evoluir com um amplo espectro de sinais e sintomas. Dentre os diagnósticos diferenciais, encontram-se a sarcoidose, tuberculose e neoplasias.

Descrição

Paciente masculino de 32 anos. Há 2 anos apresentava histórico de tosse seca e dor torácica. Negava dispneia, febre, hemoptise ou demais alterações. Negava hábito tabágico e histórico de trauma torácico. Realizou Tomografia computadorizada de tórax em 03/08/20, a qual demonstrou múltiplos pequenos nódulos pulmonares subpleurais bilateralmente, distribuídos por todos os lobos pulmonares, alguns de contornos irregulares e pequeno halo de atenuação em vidro fosco. Na ocasião foi considerado as possibilidades de embolia séptica e de implantes secundários no diagnóstico diferencial. Realizado controle evolutivo dos nódulos e também rastreio de lesões cerebrais e abdominais, sem demais achados, exceto por esplenomegalia. O diagnóstico de Histoplasmose foi realizado por exame sorológico, sendo iniciado o tratamento com Itraconazol. Em 12/01/2021, em nova TC de tórax, comparativamente aos exames anteriores, observou-se redução no número e nas dimensões dos nódulos pulmonares, além de resolução do halo de vidro fosco e melhora clínica substancial.

Discussão

Os sintomas da histoplasmose surgem após 2 semanas do contato com o patógeno, observando-se febre, mal-estar, mialgia, dor abdominal, dispneia, tosse e hemoptise. O paciente em questão apresentava-se oligossintomático. Radiologicamente, na forma pulmonar aguda, observam-se infiltrados intersticiais pulmonares difusos, geralmente para-hilares, podendo também se encontrar nódulos únicos ou múltiplos, disseminados em ambos os pulmões com adenomegalia hilar e/ou mediastinal. A maioria das infecções causadas por H. capsulatum são autolimitadas e não requerem terapia. O itraconazol é preferido para histoplasmose leve a moderada e a anfotericina B tem um papel no tratamento de infecções moderadamente graves e graves.

Palavras Chave

histoplasmose pulmonar
histoplasmose aguda
histoplasmose

Área

Tórax

Autores

MATEUS CIOLA BECKER, RAFAEL SCHOSSIG NEGREIROS, JULIA ESPINDOLA GUIMARÃES, THIAGO FACHINI Nogueira