Dados do Trabalho


Título

ACHADOS HABITUAIS DE IMAGEM NO ABDOME AGUDO PERFURATIVO

Introdução

A perfuração do trato gastrointestinal pode ser suspeitada de imediato na apresentação clínica do paciente, ou o diagnóstico torna-se óbvio através de um relato de gás "livre" extraluminal (pneumoperitônio). As manifestações clínicas dependem um pouco do órgão afetado e da natureza dos conteúdos liberados (gás, suco entérico, bile, fezes), bem como da capacidade dos tecidos circundantes de conter esses conteúdos.

Descrição

Paciente masculino, 36 anos. Nega comorbidades ou cirurgias prévias. Procura o pronto socorro com história de dor abdominal há 2 dias e há 7 dias sem evacuar. Apresenta distensão abdominal e náuseas associados. Nega febre. Laboratoriais sem alterações significativas. Paciente foi submetido a uma radiografia de abdome agudo que demonstrou rarefação gasosa no reto e dilatação de alças de delgado com formação de nível (“empilhamento de moedas”). Prosseguida investigação com tomografia do abdome total que demonstrou líquido livre intra-abdominal e presença de corpo estranho transfixando alça de intestino delgado, provavelmente palito de dente, sugerindo abdome agudo perfurativo. Na sequência foi realizada uma enterorrafia por vídeo devido a perfuração de íleo por corpo estranho e apendicectomia videolaparoscópica de oportunidade. Identificado presença de líquido livre em cavidade abdominal, bloqueio de alças de íleo em pelve compreendendo a extremidade distal do apêndice. Identificado corpo estranho exteriorizado de alça do íleo (palito de dente).

Discussão

A perfuração intestinal pode apresentar-se agudamente ou de forma indolente (por exemplo, abscesso ou formação de fístula intestinal). Um diagnóstico confirmatório é feito principalmente por meio de estudos de imagem abdominal, mas, ocasionalmente, a exploração do abdome (aberto ou laparoscópico) pode ser necessária para fazer um diagnóstico. O tratamento específico depende da natureza do processo da doença que causou a perfuração. Algumas etiologias são favoráveis a uma abordagem não operatória, enquanto outras necessitarão de cirurgia.

Palavras Chave

Abdome agudo; Abdome agudo perfurado; Pneumoperitônio; Perfuração abdominal; Dor abdominal.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

HOSPITAL SANTA ISABEL - Santa Catarina - Brasil

Autores

FERNANDA LOUISE SOTHE, JÚLIA ESPÍNDOLA GUIMARÃES, THIAGO FACHINI NOGUEIRA, MATEUS CIOLA BECKER, RAFAEL SCHOSSIG NEGREIROS