Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DE PACIENTE COM MIASTENIA GRAVIS E MASSA MEDIASTINAL

Introdução

Os timomas normalmente são localizados na glândula tímica e órgãos circundantes. Os sintomas torácicos devido a uma massa mediastinal anterior estão relacionados com o tamanho do tumor e seus efeitos em órgãos adjacentes (por exemplo, dor no peito, falta de ar, tosse, paralisia do nervo frênico). Alguns pacientes apresentam síndrome de veia cava superior. Até metade dos pacientes com timoma têm sintomas consistentes com miastenia gravis.

Descrição

Apresentamos o caso de paciente masculino com histórico de hipertensão e miastenia gravis diagnosticados desde 2019, em tratamento com as medicações Enalapril e Mestinon, que refere cansaço, fadiga principalmente em musculatura mastigatória há 2 semanas e perda de peso. Refere que a fala vai ficando disártrica conforme ele vai conversando mais. Sente mais cansaço e fadiga em musculatura de pescoço. Em abril realizou uma tomografia de tórax para elucidação diagnóstica que demonstrou uma massa em mediastino anterior, com atenuação de partes moles e contornos lobulados, de difícil delimitação devido estudo sem contraste. Dentro do contexto clínico, o timoma faz parte do diagnóstico diferencial. Ainda no mês de abril, após a tomografia realizou uma ressonância magnética do tórax que mostrou lesão expansiva, heterogênea de contornos lobulados e parcialmente delimitada no mediastino anterior, com sinal predominantemente hiperintenso nas sequências ponderadas em T2, com realce de aspecto hipovascular, centrada na topografia do timo, medindo aproximadamente 84 x 54 x 68 mm em seus maiores eixos. Esta lesão envolve o tronco da artéria pulmonar, não havendo sinais de invasão da mesma e um nódulo subpleural sólido no lobo inferior esquerdo medindo cerca de 18 mm de diâmetro. Paciente foi submetido a uma timectomia por vídeo em 05/05/2022 e o anatomopatológico da peça cirúrgica teve como resultado: 1) Timoma: com componentes tipo B3 (90%) e tipo B2 (10%). Invasão angiolinfática: não detectada. Invasão direta tumoral: infiltração do tecido adiposo peri tímico. Margens cirúrgicas livres. Metástases a distância: presença de nódulo pleural. 2) Lesão pleural: consistente com timoma - TIPO B3. 3) Nódulo subpleural: Consistente com timoma - TIPO B3. Estadiamento: pT1pM1a.

Discussão

Miastenia gravis é comum em todos os tipos de timoma, mas é raro em carcinoma tímico. Pacientes com timoma e miastenia gravis geralmente apresentam doença menos avançada do que aqueles sem, possivelmente porque sintomas neuromusculares podem levar a um diagnóstico precoce.

Palavras Chave

Massa mediastinal; Timoma; Miastenia gravis; Fraqueza muscular; Timo.

Área

Tórax

Instituições

ECOMAX - CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Santa Catarina - Brasil

Autores

FERNANDA LOUISE SOTHE