Dados do Trabalho


Título

Sarcoma De Kaposi Pulmonar

Introdução

Relatamos um caso do nosso hospital com diagnóstico de HIV recente que consulta por sintomas pulmonares e lesões sugestivas de sarcoma de Kaposi ao exame físico. Foram realizadas radiografia e tomografia computadorizada que demonstraram de achados encontrados no compromisso pulmonar pela doença. O objetivo desse trabalho é demonstrar essas alterações e ressaltar o papel dos exames de imagem para o diagnóstico do sarcoma de Kaposi pulmonar.

Descrição

Paciente de 28 anos, natural e procedente de São Paulo, HIV positivo de diagnóstico recente, ex-tabagista, nega uso de drogas e etilismo, dá entrada no pronto-socorro do Hospital Heliópolis com quadro de tosse seca, dispneia, fadiga, sudorese noturna, náuseas, febre e perda ponderal de 7kg no período. Relata ainda quadro de COVID-19 há 20 dias.
Ao exame físico apresenta linfonodomegalias indolores na região cervical posterior, axilar e inguinal além de pápulas hipercrômicas ovaladas em tórax, membros superiores e palato.
Foram solicitadas radiografia e tomografia de tórax, broncoscopia e realizada biópsia cutânea ante suspeita de sarcoma de Kaposi.

Discussão

Na radiografia de tórax podem ser vistas opacidades reticulares e nódulos parenquimatosos de distribuição broncovascular que podem progredir para consolidação, acometimento peribrônquico, linhas B de Kerley, derrame pleural e adenopatias mediastinais e ou hilares. O achado tomográfico pulmonar mais frequente é o espessamento intersticial, que envolve o revestimento peribroncovascular iniciando-se frequentemente nas regiões perihilares com progressão para a periferia, associado a um estreitamento irregular do lumen brônquico por lesões mucosas. A confluência das lesões leva a consolidação parenquimatosa progressiva com um componente de consolidação das vias aéreas .
As regiões pulmonares mais frequentemente acometidas pelo sarcoma de Kaposi são os lobos médios e os 2/3 inferiores dos pulmões, com preservação os lobos superiores. Outros achados possíveis: espessamento interlobular septal (simula linfangite carcinomatosa), grandes nódulos parenquimatosos com bordas irregulares, mal definidas e espiculadas, alguns com opacidade perinodular em vidro fosco, sinal do halo e broncogramas aéreos, nodularidade fissural e opacidades em vidro foscoTambém podem ser vistos: nodularidade fissural, opacidades em vidro fosco, adenopatias mediastinais e derrame pleural. O diagnóstico do sarcoma de Kaposi é muitas vezes desafiador, sendo os exames de imagem importantes aliados.

Palavras Chave

Sarcoma de Kaposi, Pulmão, Tórax, AIDS, Imunodepressão

Área

Tórax

Instituições

HOSPITAL HELIOPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

LEONARDO DE PAULA RIBEIRO FIGUEIREDO, LUCAS OYAMA TAKAOKA, NILO OLIMPIO MASOCATTO, HENRIQUE SHIMIDU, THAIS FELLINGER TRINDADE, LEONARDO TREVISAN MENDONCA, EFRAIM FERREIRA DA SILVA, KAUÊ DA SILVA REIS, CAMILA SANCHES GONÇALVES TELES DE MENEZES