Dados do Trabalho


Título

Redescobrindo o mieloma múltiplo

Introdução

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer de medula óssea, caracterizado por uma proliferação irreversível e autônoma dos plasmócitos causando diversas complicações como lesões líticas com destruição óssea. Desta forma, para um melhor diagnóstico, é necessário saber suas características radiológicas e evolutivas, fazendo com que este caso se destaque por conta das primeiras impressões diante das imagens iniciais e a forma como a doença progrediu pelo paciente.

Descrição

Paciente do sexo masculino, 80 anos de idade, com histórico de parkinsonismo e CA de cólon tratado, procurou o serviço hospitalar após quadro de dorsalgia intensa e abrupta a bipedestação há cerca de 15 dias. Foi realizada tomografia computadorizada de coluna dorsal que revelou lesões líticas notadamente em D11, com redução da altura do corpo vertebral, podendo representar fratura patológica, redução dos espaços discais e aumento de partes moles paravertebrais circunjacentes, com aspecto sugestivo para espondilodiscite, além de lesões líticas insuflantes nos arcos costais provavelmente por implantes secundários. A ressonância magnética da coluna dorsal revelou Lesão com características infiltrativas, acometendo as vértebras de D10 a D12, notadamente D11, associada a componente de partes moles paravertebral e no espaço epidural posterior, que reduzem a amplitude do canal raquiano e comprimem a medula, com aspecto de lesão neoplásica, devendo-se considerar plasmocitoma dentre os diagnósticos diferenciais. O perfil de imunoexpressão associado aos achados morfológicos da biópsia de medula óssea foi compatível com plasmocitoma/mieloma múltiplo, sendo iniciada a quimioterapia durante internação, mas o paciente evoluiu em poucos dias para insuficiência respiratória e posteriormente óbito devido avançado grau da doença.

Discussão

Diante de todo o relato observamos que o paciente exposto apresenta um quadro morfologicamente atípico de mieloma múltiplo observando sua tomografia inicial, o qual fora melhor solucionado com exames complementares, tanto de imagem quanto histopatológico, que estão disponíveis para a ilustração e reconhecimento de casos que, futuramente, possam se assemelhar e assim colaborar para o diagnóstico desta patologia.

Palavras Chave

Mieloma; histopatológico; neoplasia; musculoesquelético; plasmócitos.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Juan Miguel Teixeira Vásquez, Marianne Cardoso Rodrigues, Clariana Lima Souto Silva, Carolina Duarte Cabral, Alice Silveira Moledo Gesto Pinto, Déborah Monteiro Soares, Cintia Elias Pires, Luís Paulo Marijuan Cabezas Sampaio, Armando Leão Ferreira Neto