Dados do Trabalho


Título

Obstrução intestinal por linfangioma mesentérico: Relato de Caso

Introdução

O linfangioma é um tumor benigno do sistema linfático de ocorrência rara. No abdome, ocorrem mais comumente no mesentério, grande omento, mesocólon e retroperitôneo. A etiopatogenia ainda é incerta, provavelmente relacionada a defeitos congênitos que levariam à obstrução linfática regional e à formação dos cistos. Os linfangiomas abdominais são, na maioria das vezes, assintomáticos ou apresentam sintomas abdominais inespecíficos, como dor abdominal, náuseas e/ou vômitos. Estabelece-se a hipótese diagnóstica de linfangioma abdominal através da junção de sinais e sintomas clínicos, e o achado de massa abdominal cística nos exames de imagem. A tomografia é o método mais adequado para estabelecer a hipótese diagnóstica por permitir diferenciar entre causas benignas e malignas, avaliar possíveis complicações, bem como realizar o planejamento cirúrgico. O diagnostico é feito por biópsia de nódulo suspeito.

Descrição

Paciente do sexo masculino de 26 anos de idade com queixa de dor abdominal, vômitos e parada da eliminação de flatos e fezes há um dia. Foi solicitado tomografia computadorizada do abdome sendo evidenciada lesão cística multiloculada situada no hipogástrio, apresentando lojas com conteúdo espontaneamente hiperdensos. A lesão circundava parcialmente as alças ileais no hipogástrio, com dilatação de alças a montante. Optou-se por indicar laparotomia exploradora. O exame histopatológico revelou linfangioma mesentérico constituído por mistura de vasos linfáticos, veias e artérias mal formadas.

Discussão

Os achados clínicos são inespecíficos, devido a isso, a hipótese diagnóstica de linfangioma é realizada de maneira incidental na maioria dos casos, através de exames de imagem ou durante atos cirúrgicos por outras doenças. Linfangiomas císticos exibem aspectos típicos na tomografia com contraste. No caso do paciente em questão, foi observada uma grande massa intraperitoneal multicística hemática na região do íleo terminal. Uma vez diagnosticado, todo linfangioma deve ser ressecado, a fim de evitar suas complicações, recorrência, possível transformação maligna e complicações (hemorragia, torção, obstrução intestinal, ruptura traumática e infecção). O prognóstico após a cirurgia é excelente. A recorrência local e o aparecimento de metástases são raríssimos. A necessidade de terapia adjuvante é guiada pelos achados histopatológicos. O paciente do estudo em questão não apresentou complicações pós-cirúrgicas e continua assintomático no seguimento ambulatorial.

Palavras Chave

Palavras-chaves: Linfangioma, cisto mesentérico, massa abdominal, obstrução intestinal, laparotomia exploradora.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

Hospital Rede Materdei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cecília Almeida Ruas Bitencourt, Debora Costa Falci, Tiago Ribeiro Ferreira, Darlyane Paula Vieira Flister, Dayane Amaral Madureira, Eduardo Carvalho Miranda, Fabiana Paiva Martins, Aline Pimentel Amaro, Adriana Martins Rios