Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES DAS PNEUMONIAS AGUDAS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: ACHADOS DE IMAGEM

Introdução

A pneumonia aguda é definida como uma infecção do parênquima pulmonar. Representa importante causa de morbidade em países desenvolvidos e de morbimortalidade em países em desenvolvimento.
As complicações da pneumonia aguda, mais comuns quando de etiologia bacteriana, incluem derrame pleural parapneumônico, empiema, abscesso pulmonar e pneumonia necrosante. Embora algumas destas complicações sejam consideradas incomuns, a exemplo do abscesso pulmonar e da pneumonia necrotizante, a incidência destas complicações pode estar aumentando.

Descrição

O derrame pleural parapneumônico é uma coleção de fluido inflamatório localizado no espaço pleural que ocorre adjacente a um processo pneumônico. Já o empiema (espectro de derrame pleural complicado) representa coleção purulenta (exsudato) no espaço pleural. A tomografia computadozirada (TC) de tórax com contraste mostra-se uma importante ferramenta para avaliação destas duas entidades, uma vez que o empiema possui paredes espessas e realce pleural pós contraste, características estas não encontradas no derrame pleural.
O abscesso pulmonar geralmente ocorre como consequência de uma infecção pulmonar por bactérias piogênicas particularmente virulentas, e sua apresentação mais comum e consiste, geralmente, numa cavidade única de paredes espessas contendo material purulento resultante da supuração e necrose do parênquima pulmonar. Na imagem, podemos observar cavitação de paredes espessas, com realce ao meio de contraste, contendo líquido (com ou sem ar).
Já a pneumonia necrotizante é uma complicação rara e grave, onde ocorre destruição do parênquima pulmonar caracterizada por focos necróticos (cavidades pequenas e de paredes finas) em áreas consolidadas. Pode acompanhar-se, ainda, de fístula broncopleural, complicação caracterizada pela comunicação entre a árvore brônquica e o espaço pleural. A TC pode evidenciar a comunicação fistulosa real, bem como achados indiretos da sua existência (pneumotórax, hidropneumotórax e pneumomediastino).
Empiema, abscesso pulmonar e pneumonia necrotizante são condições graves em crianças, cabendo ao médico radiologista sua pronta identificação através dos métodos de imagem, tendo como padrão ouro a TC de tórax com contraste, para viabilizar o rápido diagnóstico e manejo destas complicações.

Palavras Chave

Pneumonia aguda, criança, derrame pleural, empiema, abscesso pulmonar, pneumonia necrotizante.

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Instituições

Hospital da Restauração - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Eduarda Queiroz Medeiros, Adonis Manzella Santos, Taciana Pereira Andrade Pinho, Antonio Rodrigues Aguiar, Italo Ribeiro Cruz, Milena Oliveira Almeida, Patricia Menandro Andrade, Rafaela Maria Gomes Sousa