Dados do Trabalho


Título

ARCO AÓRTICO DUPLO: RELATO DE CASO

Introdução

Os anéis vasculares são anomalias incomuns do arco aórtico (menos de 1% das malformações cardiovasculares congênitas), que resultam em envolvimento da traqueia e/ou do esôfago, provocando sintomas respiratórios e/ou digestivos (estridor, tosse, sibilos, infecções respiratórias recorrentes, disfagia e vômitos). O tipo mais comum e clinicamente grave de anel vascular corresponde ao arco aórtico duplo (AAD), representando cerca de 50 a 60% dos anéis vasculares. O AAD decorre da persistência dos arcos aórticos embrionários direito e esquerdo, ligados à aorta dorsal. O arco direito é tipicamente dominante nos casos de AAD, enquanto os quadros balanceados, em que nenhum dos dois arcos é dominante ou hipoplásico, representam apenas 5% de todos os casos.

Descrição

Trata-se de recém-nascido do sexo masculino que evoluiu com desconforto respiratório precoce, estridor e sibilos, com necessidade de intubação orotraqueal no primeiro dia de vida. O ecocardiograma foi inconclusivo e a fibronasolaringoscopia não demonstrou alterações anatômicas. A hipótese de anel vascular foi sugerida a partir do contexto clínico, justificando a realização de angiotomografia de aorta torácica. O estudo tomográfico evidenciou arco aórtico duplo balanceado, formando anel vascular completo, com consequente estreitamento traqueal segmentar. O recém-nascido foi submetido à abordagem cirúrgica do AAD, com boa evolução e melhora da sintomatologia clínica.

Discussão

O AAD é uma malformação cardiovascular congênita relativamente incomum, porém clinicamente relevante pelos sintomas resultantes da compressão da traqueia e/ou do esôfago, sendo passível de correção cirúrgica. A suspeição clínica é fundamental para a indicação, planejamento técnico e interpretação da angiotomografia de aorta que pode confirmar o diagnóstico. Outros tipos de anel vascular devem ser excluídos durante a avaliação por imagem, como o arco aórtico direito com artéria subclávia esquerda aberrante ou com “ramificação em espelho”, diagnósticos diferenciais importantes, porém de difícil diferenciação, caso um segmento do arco aórtico esquerdo seja atrésico.

Palavras Chave

Anel vascular; Anomalias do arco aórtico; Arco aórtico duplo; Angiotomografia; Malformação congênita.

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Jovita Lane Soares Santos Zanini, Amanda Ziviani Pimentel, Jéssica de Carvalho Antão da Silva, Monique Rocha de Carvalho, Priscilla Aryele Nascimento, Thamiris Freesz de Almeida Souza, Pedro Oertel D'Amico, Jesiana Ferreira Pedrosa