Dados do Trabalho


Título

Arquivo nosológico de exames diagnósticos por imagem: facilitação no ensino da Radiologia Clínica na graduação em Medicina.

Introdução

As aulas expositivas são frequentes na graduação na Faculdade de Medicina, e também na Radiologia, sendo esta a forma de transmissão de conhecimentos mais comum, porém na Radiologia temos as imagens de exames normais e com doença, que podemos incluir nas aulas teóricas ou práticas, e estimular a compreensão do conteúdo pelos discentes. A apresentação dos achados nos exames por imagem com doenças aos discentes, faz parte das aulas teóricas e práticas, estes achados mostram as lesões, e como o radiologista realiza diagnóstico e seguimento de doenças. As aulas práticas com casos clínicos sempre despertam mais interesse por parte dos alunos, porém não tínhamos exames do hospital para criar estas aulas práticas.

Casuística e Métodos

Criamos um arquivo nosológico de exames diagnósticos por imagem e casos clínicos radiológicos do hospital Universitário, para ensino da graduação em Medicina, para isto foi necessário elencar os exames com alterações em livro físico. Realizamos também a separação dos casos clínicos de acordo com os temas das aulas teóricas da Radiologia Clínica, disciplina do 5o período da graduação em Medicina, listando casos clínicos para cada aula.

Resultados

Nosso sistema digital de arquivo de imagens do Serviço de Radiologia não possue busca nosológica das doenças, o que prejudica o acesso aos exames com alterações. Esta classificação científica de doenças, é primordial para o ensino da Radiologia nesta fase da graduação, categorizando doenças de forma que os achados sejam facilmente compreendidos.
Para contemplar esta forma de ensino, tivemos que superar esta dificuldade, e criamos um livro físico para registro de exames, e posteriormente separamos os casos clínicos que se adequam a cada aula teórica da graduação da Radiologia Clínica, disciplina do 5o período da graduação em Medicina.

Conclusões

Atualmente já temos mais de 1090 prontuários anotados, que também são apresentados em sessões clínicas do Departamento, porém os exames radiológicos para ensino da graduação, são ainda selecionados conforme o achado da lesão, e qualidade das imagens dos exames, que facilite o entendimento. Associar exames diagnósticos por imagem às aulas práticas, de acordo com conteúdo da aula teórica, exames com variantes anatômicas, diferentes tipos de exames da mesma doença, e variedade de exames em diferentes pacientes, levam a melhora no entendimento dos achados das doenças nos exames, pelos discentes.

Palavras Chave

Ensino médico, métodos diagnósticos por imagem, Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens

Área

Educação em Radiologia

Autores

Carlos Alberto Dezan Júnior , Gabriel Santos Vieira , Juliana Garcia Alves da Trindade , Fernanda Kuck Farina , Jânio de Paula Santos, Maria Auxiliadora Nogueira Saad, Marcia Maria Salles dos Santos, Mary Lúcia Bedran Ananias , Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes