Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA QUANTO À INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCOLHA DA ESPECIALIDADE RADIOLOGIA

Introdução

A inteligência artificial (IA) traz consigo inovações desafiadoras, principalmente em relação à área de saúde. Ao mesmo tempo em que a IA pode ser um grande cooperador e facilitador; pode gerar muitas dúvidas para os profissionais. Os estudantes de medicina, ainda fora do mercado de trabalho, necessitam receber informações e atualizações a respeito da IA, a fim de compreendê-la integralmente, contribuindo para a escolha de suas futuras especialidades médicas. Este trabalho pretende avaliar a percepção dos estudantes de medicina de uma faculdade particular quanto à influência da IA na escolha da futura especialidade Radiologia.

Casuística e Métodos

Corte transversal com estudantes de medicina do 1º ao 12º semestres. Foi aplicado um questionário com três partes: (1) dados sociodemográficos; (2) conhecimento prévio sobre IA; (3) impacto da IA na escolha da especialidade radiologia. Voluntários preencheram questionário na íntegra. Variáveis numéricas expressas em média e desvio-padrão, teste α de Cronbach avaliou o grau de confiabilidade das questões. Valores de p<0,05 foram estatisticamente significantes.

Resultados

No total, 255 estudantes responderam ao questionário de forma integral (22 anos ± 3 anos, 65% do sexo feminino), sendo a maioria do 7º semestre (19.6%). Cerca de 95% dos participantes já haviam ouvido falar sobre a IA, no entanto 69% destes não conheciam os termos “deep learning” e “machine learning”. Com relação ao futuro do profissional e a IA, 99% dos discentes acreditam que essa ferramenta poderá ser extremamente útil para a medicina, e 90% acreditam que tópicos sobre a IA deve fazer parte do treinamento do estudante na graduação. Do total de alunos, 63% acreditam que a especialidade mais afetada pela IA será radiologia, no entanto, 93% dos discentes concordam que a IA representará um avanço para a especialidade e 58% afirmam que confiariam em um laudo radiológico obtido por computador utilizando IA. Cerca de 71% dos estudantes acham que haverá mudanças na remuneração dos radiologistas com o advento da IA, mas apenas 23% sentem-se desmotivados a exercer a radiologia como futura especialidade.

Conclusões

A maioria dos discentes tinha familiaridade com o termo IA, apesar de muitos não o compreenderem profundamente. Em relação à sua inserção na prática médica, a especialidade Radiologia foi descrita como a que terá mais impacto, apesar de ter sido analisada de forma geral como um recurso positivo ao futuro profissional, sem interferir na escolha por esta especialidade entre os estudantes.

Palavras Chave

Inteligência artificial; especialidade médica; estudantes de medicina; escolha profissional; radiologia.

Área

Alunos de Medicina / Ligas radiológicas (trabalhos de extensão acadêmica)

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Alice Guimarães Lima, Pedro Rocha Simões, Dante Claudino de Oliveira, Camila de Almeida Costa Alencar, Carolina Freitas Lins