Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Haglund na Talagia

Introdução

A deformidade de Haglund é uma exostose do calcâneo póstero-superior. Muitas vezes essa exostose leva a síndrome de haglund. A síndrome de Haglund refere-se a uma tríade: tendinopatia do calcâneo, bursite retrocalcaneal e deformidade de haglund
Manifesta-se clinicamente como uma dor na região posterior no calcanhar, caracterizada clinicamente por um inchaço doloroso dos tecidos moles ao nível da inserção do tendão calcâneo.
A ressonância magnética (RM) é uma ferramenta importante em casos de dor atípica. É um método não invasivo com alta resolução de contraste de partes moles, podendo ser muito útil nos casos duvidosos de dor no calcâneo.

Descrição

Apresentaremos um relato de caso de uma paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, com dor crônica no calcâneo, através da Ressonância Magnética.

Discussão

A Sínrdome de Haglund foi descrita pela primeira vez por Patrick Haglund em 1927, não é uma causa incomum de dor na região posterior do calcâneo. Ela consiste em manfestações ósseas e de tecidos moles.
A radiografia simples em posição ortostática lateral é útil para avaliar a projeção bursal proeminente do calcâeno. Diferentes métodos de avaliação radiográfica.
A avaliação das anormalidades dos tecidos moles é crucial para fazer o diagnóstico. A perda de um recesso retrocalcâneo translúcido é uma indicação de uma bursite retrocalcânea subjacente. O tendão de Aquiles espessado e calcificações associadas também podem ser vistas. A bursite superficial se manifesta como edema de tecidos moles e convexidade posterior à inserção do tendão de Aquiles.
A ressonância magnética pode ser necessária para casos ambíguos ou clinicamente equívocos e é mais sensível para avaliar as anormalidades cardinais dos tecidos moles, nomeadamente tendinopatia de Aquiles e bursite retrocalcânea e retro de Aquiles. 

Palavras Chave

Haglund, Síndrome de Haglund, Talagia, Dor crônica, Ressonância Magnética

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Henrique Shimidu, Lucas Oyama Takaoka