Dados do Trabalho


Título

Calcaneodinia por Osteomielite na RM

Introdução

A osteomielite é uma inflamação da medula óssea secundária à infecção, que pode evoluir para osteonecrose, destruição óssea e artrite séptica. É uma importante causa de incapacidade permanente em crianças e adultos em todo o mundo.
Diabete mellitus é um dos principais fatores de risco para osteomielite.
A apresentação clínica típica da osteomielite é dor, eritema e edema da parte afetada, podendo ter uma infinidade de diagnósticos diferenciais. Os marcadores inflamatórios séricos podem estar normais, principalmente em neonatos e pacientes com osteomielite crônica. Por essas razões, a imagem desempenha um papel fundamental no estabelecimento do diagnóstico de osteomielite e na caracterização da extensão e da disseminação da doença.
O padrão ouro para diagnóstico de osteomielite é histopatológico por biópsia, entretanto é uma método de alto custo financeiro e invasivo. Um dos principais métodos não invasivo com alta sensibilidade é a ressonância magnética. Ela é capaz de detectar osteomielite precocemente, além de excelente resolução anatômica e de partes moles.
A finalidade do estudo é ilustrar, através da Ressonância magnética (RM), as características da osteomielite no calcâneo, permitindo disseminação do conhecimento entre médicos radiologistas.

Descrição

Apresentaremos um relato de caso de uma paciente do sexo feminino, 45 anos, portadora de Diabetes mellitus tipo 2, com dor no calcâneo, após trauma, através de imagens na tomografia computadorizada e na ressonância magnética.

Discussão

A RM tem sensibilidade muito alta para a detecção de osteomielite; uma RM normal virtualmente exclui osteomielite.
A especificidade da RM para diagnóstico de osteomielite, conforme citado na literatura, costuma ser menor que a sensibilidade.
Isso ocorre porque as aparências da osteomielite na ressonância magnética podem ser semelhantes a outras patologias, como artropatia neuropática, malignidade e trauma. Como sempre, a apresentação clínica e os achados bioquímicos devem ser levados em consideração. 

Palavras Chave

Calcaneodinia, Osteomielite, Diabetes Mellitus, Ressonância magnética, Tomografia Computadorizada

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Henrique Shimidu, Lucas Oyama Takaoka