Dados do Trabalho


Título

Hemangioma do seio cavernoso: um relato de caso

Introdução

Os hemangiomas do seio cavernoso são raras malformações vasculares, representando menos de 1% de todas as massas parasselares. Devido à sua tendência a sangrar durante o procedimento cirúrgico, os mesmos requerem uma abordagem diferente.No entanto, a taxa de erro de diagnóstico chega a aproximadamente 40%. Desta forma, é preciso que o radiologista conheça suas principais características de imagem para alertar para este diagnóstico e evitar complicações cirúrgicas.

Descrição

Relatamos um caso de uma paciente de 70 anos do sexo feminino que procurou nosso serviço com a queixa de cefaleia há 9 anos, holocraniana e diária associado nos últimos meses à diminuição da acuidade visual para longas distancias e turvação visual. Apresentava história patológica pregressa de HAS, DM, hipotiroidismo e dislipidemia. Ao exame físico, campimetria de confrontação com embaçamento visual, diminuição da acuidade visual sem alteração de campo predominante.
Realizada Ressonância Magnética com protocolo direcionada para avaliação da sela túrcica para melhor elucidação diagnóstica.

Discussão

Os hemangiomas do seio cavernoso são, na verdade, hamartomas ou malformações da microcirculação, e não neoplasias vasculares, porém ao crescerem a ponto de começarem a comprimir estruturas vizinhas, essas lesões se comportam como um tumor real.
Apresentam propensão a ocorrer em mulheres de meia-idade e as principais manifestações clínicas incluem: perda visual, diplopia, cefaléia, dormência facial e paralisia muscular extra-ocular.
No entanto, é difícil diferenciar os hemangiomas de seio cavernoso de outros tumores mais comuns do local: como meningioma, schwannoma e adenoma hipofisário do ponto de vista clínico.
A Ressonância Magnética é uma ferramenta útil que pode diferenciar tais tumores e demonstra um padrão típico dos hemangiomas: hipossinal nas sequência ponderadas em T1, hipersinal nas sequências ponderadas em T2 e um realce globuliforme e centrípeto nas sequências dinâmicas com pós contraste intenso e homogêneo.

Palavras Chave

hemangioma seio cavernoso neurradiologia sela

Área

Neurorradiologia

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Mario Kamil Abizaid, Stenio Burlin, João Antônio Pessôa Corrêa, Eugenio Cezar Rocha Santos Filho, Taisa Melo Guarilha , Alice Abreu Mota, Victor Santos Oliveira, Victor Hugo Rocha Marussi