Dados do Trabalho


Título

HEMATOMA SUBDURAL COM EXTENSÃO RETROCLIVAL PÓS-TRAUMÁTICO EM PACIENTE IDOSO: RELATO DE CASO

Introdução

Hematoma retroclival representa um subtipo de hematoma extra-axial da fossa posterior, podendo ser subdural ou epidural. Há poucos casos descritos na literatura, com maior incidência na faixa etária pediátrica, sendo ainda mais raro em adultos. Dessa forma, objetiva-se relatar um caso raro de hematoma subdural retroclival em adulto, enfatizando a importância da busca ativa de tal entidade pelo radiologista, devido sua localização infrequente e, por vezes, subestimada.

Descrição

Paciente feminina de 77 anos, com história de queda da cama enquanto dormia há 10 dias, apresentando confusão mental e sonolência após o trauma. Realizou ambulatorialmente Tomografia Computadorizada (TC) de crânio sem contraste, que evidenciou hematoma subdural fronto-temporo-parieto-occipital direito, estendendo-se pela região posterior do osso esfenoide, até o processo odontoide, determinando impressão na parede anterior da ponte e bulbo e leve efeito compressivo sobre o parênquima encefálico adjacente, colabando parcialmente o sistema ventricular ipsilateral e desviando contralateralmente as estruturas da linha média. A paciente evoluiu em 1 dia após a primeira TC de crânio com rebaixamento do nível de consciência, necessitando de internação hospitalar, intubação orotraqueal e cuidados intensivos. Realizada nova TC de crânio sem contraste no dia da admissão hospitalar, que evidenciou aumento do hematoma subdural direito, com persistência da sua extensão retroclival, desvio contralateral mais acentuado das estruturas da linha média, sinais de hemorragia subaracnoide à direita e de hemorragia intraparenquimatosa na ponte. No dia seguinte, a paciente evoluiu a óbito.

Discussão

O hematoma com extensão retroclival é uma entidade incomum, com maior incidência na faixa etária pediátrica, mas também descrito em adultos. Sua principal etiologia decorre de mecanismos de trauma de grande impacto, com traumatismo cranioencefálico ou politrauma, podendo, dessa forma, ter incidência subestimada uma vez que muitos pacientes podem não sobreviver a tempo para realização de exames de imagem. Outras causas relatadas são: coagulopatias, apoplexia hipofisária, ruptura de aneurisma ou mesmo espontânea. Pode evoluir com compressão do tronco encefálico e hidrocefalia, levando a sintomas de envolvimento dos nervos cranianos, assim como com hemiparesia ou paraparesias de membros e síndrome centromedular.

Palavras Chave

hematoma retroclival; extra-axial; hematoma subdural; adultos; radiologia.

Área

Neurorradiologia

Instituições

Hospital do Amor - Fundação Pio XII, Fernandópolis, SP, Brasil - São Paulo - Brasil, CDI (CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE FERNANDÓPOLIS) - São Paulo - Brasil, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis - São Paulo - Brasil

Autores

Carolina Pimentel Bertasso, Marina Coimbra da Cruz, Raíssa Marjory Zonta Moreti, Rubens Sato Sano, Ana Carolina Pimenta Grecco Sano, Lucas Coimbra da Cruz