Dados do Trabalho


Título

Sequestro broncopulmonar intralobar de manifestação tardia: relato de caso

Introdução

A síndrome do sequestro broncopulmonar (SB) é uma vasculopatia pulmonar congênita rara caracterizada pela existência de um ramo arterial nutridor do parênquima que é originado diretamente da aorta torácica ou de seus ramos, sendo o tecido pulmonar em correspondência carente de comunicação com a árvore brônquica normal.

Descrição

Paciente do sexo masculino, 39 anos, apresentou quadro de astenia e cefaleia, evoluindo para tosse seca intermitente, estado febril, ageusia e anosmia, as quais perduraram por 30 dias. Negou contato com infectado positivo por covid19 ou pessoas com sintomas gripais. Realizou teste RT – PCR para covid19 após 8 dias de sintomas, com resultados negativos para infecção atual e prévia. O paciente negou pneumonias, infecções de vias aéreas inferiores e internações prévias. Diante do quadro, realizou tomografia computadorizada que evidenciou opacidades pulmonares de aspecto serpenginoso no segmento basal posterior do lobo inferior esquerdo, com halo em vidro fosco ao redor, além de elemento vascular arterial com aparente origem na aorta torácica descendente à esquerda. Para melhor elucidação diagnóstica, optou-se por realizar a ressonância magnética do tórax, onde foi evidenciado alteração de sinal heterogênea no segmento basal inferior do lobo inferior do pulmão esquerdo, com predomínio de sinal intermediário na sequência ponderada em T1 e hipersinal na sequência ponderada em T2, sendo observado artéria anômala nutridora originada da aorta descendente à esquerda para a região supracitada. Dessa forma, chegou-se à conclusão clínico-radiológica de síndrome do sequestro pulmonar associada à possível afecção inflamatória / infecciosa das vias aéreas em correspondência, para o qual foram prescritos moxifloxacino e seretide, com melhora expressiva do quadro sintomático do paciente em 5 dias após início do tratamento. Atualmente encontra-se assintomático, aguardando a correção cirúrgica através de segmentectomia pulmonar.

Discussão

O diagnóstico do SB geralmente ocorre na infância, quando o parênquima acometido é infectado. O diagnóstico definitivo é feito por meio do estudo anatomopatológico, mas pode ser aventado por métodos de imagem. No caso apresentado, os achados tomográficos caracterizaram possível afecção vascular através de opacidades serpenginosas e halo em vidro fosco ao redor e, por esse motivo, optou-se pela ressonância magnética que demonstrou presença de artéria anômala nutridora originária da aorta descendente.

Palavras Chave

sequestro pulmonar; circulação pulmonar; mal formações pulmonares; tomografia computadorizada; ressonância magnética.

Área

Tórax

Autores

Matheus Costa Cabral, Layla Vieira dos Santos, Fabiana Souza Oliveira, Ludmila Corbelli Pereira, Márcio Luiz Rinaldi, Bruno Sigilião Ribeiro Pereira