Dados do Trabalho


Título

Arterite de Takayasu com Acometimento de Artérias Pulmonares

Introdução

A arterite de Takayasu é uma doença autoimune crônica caracterizada por inflamação da aorta e seus ramos principais. Ela causa espessamento inflamatório da parede arterial, com consequentes estenose e oclusão, além de dilatação do lúmen, aneurismas e dissecção. O acometimento de artérias pulmonares é uma complicação rara e grave desta doença, a qual evolui com hipertensão pulmonar, resultando em insuficiência do ventrículo direito e piora do prognóstico.

Entre os critérios diagnósticos da doença, é mandatório a presença de alterações identificáveis por exames angiográficos. Portanto, é papel do radiologista identificar as alterações vasculares associadas à doença de Takayasu o mais breve possível, de modo a se iniciar terapia precoce.

Descrição

Paciente de 26 anos, gênero masculino. Histórico de miocardiopatia dilatada grave aos 4 anos e de hipertensão arterial sistêmica desde a infância, com nefrectomia esquerda por perda de função relacionada à mesma aos 6 anos. Aos 17 anos, é diagnosticado com tuberculose pulmonar e inicia tratamento. Evolui com redução dos pulsos de membros superiores e claudicação. Durante investigação, TC de tórax evidencia alterações na vasculatura arterial pulmonar.

É submetido a angioTC de aorta torácica e artérias pulmonares e angioRM cervical, que evidenciam os seguintes achados: aorta torácica com dilatação aneurismática irregular em seu segmento descendente; carótida comum esquerda difusamente afilada com focos de estenose; estenose crítica na artéria pulmonar esquerda; tronco arterial pulmonar com dilatação aneurismática e artérias pulmonares direitas difusamente ectasiadas.

Os achados radiológicos em associação com a história clínica foram compatíveis com arterite de Takayasu, e o paciente segue em acompanhamento ambulatorial.

Discussão

O acometimento das artérias pulmonares, apesar de raro, deve ser avaliado em todos os pacientes com diagnóstico de arterite de Takayasu devido à sua grande morbimortalidade.

Chama-se à atenção neste caso o fato de o diagnóstico ter sido estabelecido após infecção por tuberculose. Existe um debate na literatura atualmente sobre a possibilidade da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis ser um fator desencadeante para a abertura do quadro de arterite de Takayasu, tornando este diagnóstico ainda mais importante no nosso meio.

Palavras Chave

arterite de Takayasu, hipertensão pulmonar, angiotomografia, angiorresonância, tuberculose

Área

Cardiovascular

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marina de Moraes Carvalho da Silva, Rosana Souza Rodrigues, Edson Marchiori