Dados do Trabalho


Título

Injeção de Bioestimulador de Colágeno em Axilas - Aspectos Radiológicos e Revisão da Literatura

Introdução

Nos dias atuais, está cada vez mais frequente o uso de bioestimuladores de colágeno, dentre eles a hidroxiapatita de cálcio (HC). Devido a isso, os aspectos radiológicos de cada produto têm sido bastante estudados e descritos. Relatamos o caso de injeção de HC em local atípico (axila), considerando que, por ser radiopaco, o material pode, em alguns casos, obscurecer lesões axilares concomitantes à mamografia.

Descrição

Paciente de 43 anos, sexo feminino, realizou exames mamários de rotina em hospital de referência do Rio Grande do Sul. À mamografia foram observadas imagens com densidades amorfas radiopacas em ambas as regiões axilares. Segundo relato da paciente, seu dermatologista assistente havia realizado a injeção de material composto de hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico em ambas as regiões axilares há cerca de 5 meses.

Discussão

O uso de bioestimuladores de colágeno tem sido cada vez mais comum nos consultórios dermatológicos. A hidroxiapatita de cálcio é um bioestimulador injetável com objetivo de produzir volume e, ao mesmo tempo, induzir o organismo a produzir colágeno. A mamografia é o exame de rastreamento para o câncer de mama. Envolve, usualmente, duas incidências, uma delas com visualização da região axilar. A região axilar é responsável pela drenagem linfática da mama e constitui-se no principal sítio de metástases nos casos de câncer de mama. Na radiografia, a hidroxiapatita de cálcio se apresenta como densidades amorfas radiopacas na topografia em que foi injetada, com densidade superior à dos tecidos moles, porém inferior à do osso cortical e medular, sendo facilmente identificada nesse tipo de exame. Embora com poucos e reversíveis efeitos adversos relatados, a aplicação do produto na axila pode obscurecer linfonodos comprometidos ou outras lesões nessa topografia, dificultando diagnósticos radiográficos. Portanto, é importante que o médico radiologista reconheça os padrões de imagem dos bioestimuladores nos diferentes métodos radiológicos. Além disso, é recomendado comunicar previamente ao radiologista a aplicação de bioestimuladores de colágeno, uma vez que sua apresentação radiológica pode, eventualmente, gerar dúvidas diagnósticas, obscurecer lesões ou levar a investigações desnecessárias.

Palavras Chave

colágeno; hidroxiapatita; cálcio; mamografia; axilas

Área

Mama

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gabriela Araujo Duarte, Dakir Lourenço Duarte Filho, Juliana Machado Zignani, Isabella Valéria Neitzel Maria