Dados do Trabalho


Título

Lesões nodulares incomuns no pulmão: um ensaio iconográfico.

Introdução

Nódulos pulmonares são achados frequentes em estudos de imagem do tórax, com múltiplos diagnósticos diferenciais benignos e malignos. No entanto, diversos nódulos permanecem com etiologia indeterminada à tomografia computadorizada, tendo o seu diagnóstico confirmado somente após análise histopatológica.

Descrição

Trata-se de um estudo do tipo ensaio iconográfico baseado em casos ilustrativos que identificam os principais achados tomográficos de nódulos pulmonares de causas incomuns. O hemangioma esclerosante pulmonar é um tumor benigno raro originário do epitélio pulmonar, frequentemente visto como um nódulo intraparenquimatoso (mais comum justapleural), com áreas de calcificação internas. A hiperplasia idiopática difusa de células neuroendócrinas pulmonares (DIPNECH) é uma patologia que se caracteriza por hiperplasia difusa de células neuroendócrinas pulmonares bronquiolares e brônquicas. Aparece como múltiplos pequenos nódulos sólidos broncocêntricos geralmente de distribuição inferior e periférica. A Síndrome de Rendu-Osler-Weber é uma doença autossômica dominante caracterizada pela presença de múltiplas malformações arteriovenosas, sendo observada como uma massa vascular bem circunscrita com realce da artéria de alimentação dilatada e veia de drenagem. O hemangioendotelioma epitelióide é um tumor vascular raro que em geral é achado incidentalmente, com múltiplos nódulos de 0,3 a 2 cm nos pulmões ou na pleura de distribuição aleatória. A meningoendoteliose pulmonar difusa é uma doença extremamente rara caracterizada por pequenos nichos de células epitelióides no interstício pulmonar, sendo identificada pela presença de pequenos nódulos difusos bilateralmente, similar ao padrão miliar, ou opacidades em vidro fosco. A malacoplaquia é uma doença granulomatosa caracterizada por uma reação inflamatória crônica de etiologia indeterminada. O local mais comum de envolvimento é o trato urinário, mas pode ter apresentação pulmonar com múltiplos nódulos isolados ou confluentes. O diagnóstico é histológico, pela visualização de corpos de Michaelis-Gutmann e células de von Hansemann.
É de extrema importância para a prática radiológica o reconhecimento de causas incomuns de nódulos pulmonares, de modo a realizar a adequada caracterização dessas lesões, determinando risco de malignidade e opções de tratamento.

Palavras Chave

Tórax, Pulmão, Nódulos pulmonares, Malformação arteriovenosa, Tumores pulmonares

Área

Tórax

Autores

Mariana Sbaraini da Silva, Juliana Meyer Rosa, Lucas Leimig Telles Parente, Luciana Rosés Rizzon, Ruhana Dalla Costa, Candice Emanuele Simoes Dos Santos, Tiago Severo Garcia, Ana Paula Garcia Sartori, Thiago Krieger Bento Da Silva